Leia a notícia a seguir para responder às questões 1, 2 e 3. Maluquices – 2 de julho de 2020 Artista faz máscaras estampadas com o rosto dos clientes Novidade possibilita que usuários desbloqueiem a tela do celular por meio do reconhecimento facial Danielle usando uma das máscaras feitas por ela. Foto: Twitter/ Reprodução A artista Danielle Baskin, dos Estados Unidos, está fazendo máscaras faciais com o desenho do rosto dos clientes desde fevereiro. A ideia é que, assim, as pessoas possam ficar protegidas do novo corona- vírus e, ao mesmo tempo, serem reconhecidas quando estiverem fora de casa. Tudo começou quando a norte-americana decidiu fazer máscaras com a imagem do próprio rosto como uma piada. Mas, como a ideia fez sucesso, ela passou a vender produtos estampados com fotos do rosto dos clientes. Além de fazer esse trabalho com máscaras de pano comuns, Danielle também estampa o rosto das pessoas em máscaras N95 (utilizado por profissionais da área da saúde, que garantem ainda mais pro- teção). Com as N95 de Danielle, o usuário consegue até mesmo desbloquear a tela do celular por meio do reconhecimento facial. Agora, a artista está tentando possibilitar que as máscaras de pano que produz também sejam compa- tíveis com o reconhecimento facial dos celulares. Isso porque as N95 são difíceis de ser encontradas, de modo que a recomendação é que a população em geral use apenas as comuns e deixe as N95 para quem mais precisa (profissionais da saúde, por exemplo). Fontes: Bored Panda, Face ID Masks, Mega Curioso e This Is Colossal. Fonte: 1. A notícia acima foi escrita para cumprir uma finalidade específica. Que finalidade é essa? Como essa finalidade é alcançada?
2. No primeiro parágrafo, uma série de informações permite ao leitor responder a algumas perguntas:
O quê? Quem? Quando? Como? Onde? Por quê? Transcreva do texto as respostas para essas
perguntas.
3. Compare as informações apresentadas no primeiro parágrafo ao tipo de informação que consta
dos parágrafos seguintes. Podemos afirmar que elas cumprem funções diferentes? Por quê?
Respostas
1) A finalidade da notícia é informar a respeito da utilização de mascaras estampadas com o rosto dos clientes, feito por uma artista, que através disso foi possível fazer o desbloqueio do celular pelos usuários. A finalidade foi alcançada quando foi possível observar mais informações a respeito da mascara, como a artista começou com o trabalho e dando mais detalhes sobre ele.
2)O quê? Máscaras estampadas com os rostos dos clientes
Quem? Artista Daniela Baskin
Quando? " está fazendo máscaras faciais com o desenho do rosto dos clientes desde fevereiro"
Como? "Tudo começou quando a norte-americana decidiu fazer máscaras com a imagem do próprio rosto como uma piada."
Onde? Estados Unidos
Por quê? "A ideia é que, assim, as pessoas possam ficar protegidas do novo corona- vírus e, ao mesmo tempo, serem reconhecidas quando estiverem fora de casa. "
3. Sim, inicialmente a notícia aborda sobre a possibilidade de desbloqueio do celular mesmo com a mascara de proteção ao novo corona vírus através da ideia de uma artista.
Posteriormente vem a ideia de que as mascaras confeccionadas não tinham este objetivo inicialmente, apenas a ideia de estampar de uma forma personalizada, e depois a notícia também fala sobre tipos de mascaras, que não devemos utilizar a mascara do tipo N95 e da nova busca da artista para possibilitar a ação mesmo com mascaras de pano.
Então podemos ver que ao longo da notícia vemos ideias diferentes que cumprem funções diferentes.
Espero ter ajudado, um abraço!