1. Quais são as características da Crônica? *
a)Tempo cronológico, muito humor e sarcasmo, poucos personagens - ou nenhum - e apresenta uma crítica por trás da história.
b)Tempo não linear, muito humor e sarcasmo, muitos personagens, apresenta uma crítica por trás da história.
c)Tempo não linear, elementos fantásticos/não reais, muitos personagens e apresenta uma crítica por trás da história.
d)Tempo crológico, elementos fantásticos/não reais, poucos personagens - ou nenhum - e apresenta uma crítica por trás da história.
2. Crônica x Conto: quais as principais diferenças? *
a)O conto aborda fatos atuais e reais, enquanto a crônica pode conter fantasia. Em ambos, sempre há personagens.
b)A crônica sempre tem personagens. Já o conto tem poucos, ou até mesmo nenhum.
c)Os personagens da crônica geralmente são animais ou objetos animados, enquanto no conto temos somente personagens humanos.
d)A crônica contém fatos do cotidiano, atuais e possíveis, que todos podem passar. Já no conto, os acontecimentos podem ser fantásticos, ou seja, impossíveis de acontecerem na realidade.
3. Leia a crônica abaixo e selecione qual tipo ela se encaixa: *
O que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia? Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entende porque não queremos ser tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos, nem aos outros. Não temos nenhuma alegria que tenha sido catalogada. Temos construído catedrais e ficado do lado de fora, pois as catedrais que nós mesmos construímos tememos que sejam armadilhas. Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e talvez sem consolo. Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro que por amor diga: teu medo. Temos organizado associações de pavor sorridente, onde se serve a bebida com soda. Temos procurado salvar-nos, mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de sermos inocentes. Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer sua contextura de amor e de ódio. Temos mantido em segredo a nossa morte. Temos feito arte por não sabermos como é a outra coisa. Temos disfarçado com amor a nossa indiferença, disfarçando nossa indiferença com angústia, disfarçando com o pequeno medo o grande medo maior. Não temos adorado, por termos a sensata mesquinhez de lembrarmos a tempo dos falsos deuses. Não temos sidos ingênuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer “pelo menos não fui tolo”, e assim não chorarmos antes de apagar a luz. Temos tido a certeza de que eu também e vocês todos também, e por isso todos nem sabem se amam. Temo sorrido em público do que não sorrimos quando ficamos sozinhos. Temos chamado de franqueza a nossa candura. Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo. E a tudo isso temos considerado a vitória nossa de cada dia… (Vitória Nossa - Clarice Lispector)
a)Crônica Narrativa
b)Crônica Reflexiva
c)Crônica Jornalística
d)Crônica Filosófica
4. E essa crônica, em qual tipo ela se encaixa? *
Dois pobres inválidos, bem velhinhos, esquecidos numa cela de asilo. Ao lado da janela, retorcendo os aleijões e esticando a cabeça, apenas um podia olhar lá fora. Junto à porta, no fundo da cama, o outro espiava a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz. Com inveja, perguntava o que acontecia. Deslumbrado, anunciava o primeiro:— Um cachorro ergue a perninha no poste. Mais tarde:— Uma menina de vestido branco pulando corda .Ou ainda:— Agora é um enterro de luxo. Sem nada ver, o amigo remordia-se no seu canto. O mais velho acabou morrendo, para alegria do segundo, instalado afinal debaixo da janela. Não dormiu, antegozando a manhã. Bem desconfiava que o outro não revelava tudo. Cochilou um instante — era dia. Sentou-se na cama, com dores espichou o pescoço: entre os muros em ruína, ali no beco, um monte de lixo. (Dois velhinhos - Dalton Trevisan)
a)Crônica Narrativa
b)Crônica Reflexiva
c)Crônica Jornalística
d)Crônica Filosófica
Respostas
respondido por:
0
Explicação:
JSBDKAOAKDJSNSIZIiiiijjjj
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás