Batista (2010, p. 1), ao abordar sobre o percurso da Língua Portuguesa, chama a atenção para a forma como as propostas de produção de texto ocorriam na escola. Conforme o autor, a "redação se fazia a partir de um tema indicado, sem que se dessem diretrizes sobre as condições de produção dos textos e sem que se realizasse um processo de alimentação temática e de discussão da forma da composição (que, quando ocorria, envolvia apenas aspectos relacionados a tipos de textos, como o descritivo, o narrativo, o dissertativo e o argumentativo). O ensino sistemático de conteúdos gramaticais reinava soberano, e seu aprendizado constituía o objetivo privilegiado da disciplina".
Por que o termo redação escolar acabou sendo motivo de crítica dos especialistas a respeito do trabalho com a produção escrita na escola? Assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
Porque trata-se de um tipo de produção descontextualizada, que só circula no interior da escola e não ajuda a escrever de modo eficiente considerando o uso real das práticas escritas.
b)
Porque incentiva os alunos a expressarem as suas ideias.
c)
Porque os professores exigiam muito que os alunos escrevessem corretamente.
d)
Porque os alunos escreviam pouco.
e)
Porque o nome correto era composição de textos e não redação.
Respostas
Resposta:
Explicação:a) Porque trata-se de um tipo de produção descontextualizada, que só circula.....
Resposta:
Aap1 - Aprendizagem da Língua Portuguesa
1- a) Porque trata-se de um tipo de produção descontextualizada, que só circula no interior da escola e não ajuda a escrever de modo eficiente considerando o uso real das práticas escritas.
2- d) O fato de que nem todo o texto narrativo se estrutura da mesma forma, ou seja, tem um cenário (início), complicação e resolução (meio) e desfecho (fim).
3- e) O aluno participa mais ativamente na sociedade porque tem conhecimento de como a linguagem se organiza nas diferentes esferas de atividade humana: publicitária, literária, cotidiana, escolar etc.
4- a) Quando se produz um livro de receitas, o propósito social é compartilhar com alguém como se realiza determinada receita e o propósito didático é aprender a ler e a escrever.
Explicação:
Explicação: Corrigido pelo AVA em 10/04/2022