O preconceito e as diversas violências são dilemas que as Ciências Humanas discutem há mais de um século. Dentro do ambiente escolar é uma questão costumeira e determinante.
Vejamos o caso a seguir:
Luíza é professora do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), em uma escola pública estadual. Ela escolheu essa profissão inspirada em promover uma mudança qualitativa na vida de crianças e adolescentes, ao valorizar a Educação e a Ciência. A professora é formada em matemática e sempre demonstrou atenção e interesse por sua área de conhecimento. Em sua vida, destacou-se por um desempenho positivo dentro da escola. Diante disso, é reconhecida por alunos, pais e pela direção escolar.
No último ano, Luiza foi convidada para ministrar aulas em uma instituição marcada por problemas de desempenho e comportamento dos alunos. Ela aceitou esse desafio e sabia do perfil da instituição escolar, que estava inserida em um bairro de alto índice de violência.
Sua experiência profissional na escola foi impactante. A professora Luiza foi alvo de preconceitos e violências, sofreu assédio moral dos alunos, presenciou agressões físicas, uso de armas e de drogas e se sentiu ameaçada. Entretanto, diante de tudo que vivenciou neste período na escola, Luiza não desistiu de seu propósito. Ela deseja modificar a realidade escolar e, consequentemente, a comunidade na qual está inserida.
1- Considerando o caso analisado e as contribuições da Antropologia no contexto escolar, se coloque no lugar da professora Luiza, e elabore um plano de ação, que possa ser utilizado por ela na tentativa de reduzir a violência dentro da escola.
PLANO DE AÇÃO
- Tema:
- Objetivo Geral (iniciar com o verbo no infinitivo que atenda ao tema proposto, exemplo: apresentar, desenvolver, compreender, entre outros):
- Ações (o que fazer?):
- Justificativa (por que fazer?):
- Recursos (materiais que serão utilizados):
- Responsáveis pela ação (todos que participarão):
- Período de duração (quantos dias, semanas ou meses):
- Resultados esperados:
2- Dentro das Ciências Sociais, a Antropologia se destaca como um campo de conhecimento interessante para conhecer uma comunidade. Diante disso, discorra sobre a importância da Antropologia dentro do ambiente escolar (mínimo 10 e máximo 15 linhas
Respostas
1 - O plano de ação escolar é o planejamento das atividades que serão desenvolvidas nas salas de aula. Em que um exemplo de Plano de Ação com abordagem na Antropologia são:
Objeto Geral – apresentação do conceito de antropologia, de cultura, de etnocentrismo e de identidade.
Ações - Aulas expositivas, seminários, debates e provas individuais.
Justificativa - Uso das atividades para a correta delimitação do processo de ensino e de aprendizagem.
Recursos - Recursos virtuais e textuais.
Período de Duração - 48 horas/aula.
Resultados - Aplicações de instrumentos de diagnóstico e avaliações individuais.
2 - A Antropologia é de fundamental importância para o ambiente escolar, pois essa disciplina escolar objetiva o estudo do ser humano e da humanidade, considerando todos os contextos.
Bons estudos!
Resposta:
PLANO DE AÇÃO
- Tema: Resgatando Valores
- Objetivo Geral: Desenvolver na comunidade escolar um projeto interdisciplinar amparado na lei nº10.639/13, onde trate sobre a importância da questão da identidade, e em especial da identidade negra no que tange a lei mencionada anteriormente para ser discutida, debatida e colocada em prática. Essa lei fala do objetivo de trabalhar em sala de aula de forma obrigatória as contribuições do negro em nossa sociedade de forma geral e específica, com obrigatoriedade nas diversas disciplinas.
- Ações (o que fazer?): Teremos pessoas negras e de outras raças palestrando diversos temas diferentes quanto a questão da identidade e de sua influência e transformação no mundo que vive.
- Justificativa (por que fazer?): Resgatar os valores morais, emocionais, e a importância de uma comunidade escolar ativa e participativa em prol de toda comunidade a sua volta.
- Recursos (materiais que serão utilizados): Palestras (folders, convites, microfones, caixas de som, divulgação nas redes sociais, rodas de conversa, feiras culturais, eventos internos abertos a comunidade etc.
- Responsáveis pela ação (todos que participarão): Alunos, funcionários da escola, desde a limpeza até a direção da escola.
- Período de duração (quantos dias, semanas ou meses): Período aproximado de 6 meses inicialmente para dar andamento ao projeto e fazer a primeira avaliação.
- Resultados esperados: Cativar a comunidade escolar, obter através das ações o devido respeito que a escola e os componentes dela merecem, mudanças no comportamento de todos os integrantes tantos internos, como externos.
Explicação:
2- Dentro das Ciências Sociais, a Antropologia se destaca como um campo de conhecimento interessante para conhecer uma comunidade. Diante disso, discorra sobre a importância da Antropologia dentro do ambiente escolar (mínimo 10 e máximo 15 linhas).
A importância da Antropologia no ambiente escolar
A importância da Antropologia no ambiente escolar é vista no compartilhamento de registros históricos sobre o papel do homem na sociedade em que ele vive.
Partindo desse ponto de vista, a Antropologia é a ciência responsável por estudar o ser humano, que é visto como um ser capaz de produzir culturas. Nessa lógica, a escola passa a mostrar que todas as culturas são importantes para a compreensão da evolução humana e construção das sociedades.
assim, a Antropologia é uma ciência social que contribui de forma significativa para o entendimento das complexidades e diversidades humanas.
Interessados chamem no número 69 9 92350091 (Whats)