Respostas
Resposta:
Ao falarmos do legado dos gregos para o mundo contemporâneo, percebemos que muitos textos ressaltam como as experiências políticas experimentadas em Atenas serviram de base para a construção do regime democrático. A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade com direitos mais amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo. Contudo, não podemos afirmar que a ideia de democracia entre os gregos seja a mesma do mundo contemporâneo.
Atualmente, quando definimos basicamente a democracia, entendemos que este seria o “governo” (cracia) “do povo” (demo). Ao falarmos que o “governo pertence ao povo”, compreendemos que a maioria da população tem o direito de participar do cenário político de seu tempo. De fato, nas democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto ao minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos.
Resposta:
Não.
Explicação:
Porque naquele tempo apenas os cidadãos podiam participar da política e tomar decisões. no entanto, nem todo mundo era considerado cidadão em Atenas. Assim, apenas os homens, maiores de 21 anos, nascidos em atenas e filho de pai e mãe ateniense eram cidadãos E tinham direito à participação na política. dessa forma, a maior parte da população não eram cidadãos e ficavam fora das decisões políticas.