Explique a importância de trabalhar com uma placa mãe com 2 ou mais processadores? Isso é viável?
Respostas
Resposta: OI TUDO BEM ESPERO QUE SIM
Atualmente é comum encontrar processadores com 4, 6 ou até 8 núcleos, mas até onde ter mais núcleos de processamento influencia o desempenho da máquina? Será que existe alguma vantagem em investir um pouco mais em um processador que tenha mais núcleos disponíveis ou é melhor optar por um modelo com menos cores e uma frequência de operação mais alta?
Multi-core
Em 2005, tanto Intel como AMD perceberam que a única solução viável para aumentar o desempenho de seus processadores era incluir mais núcleos de processamento, pois CPUs com um único núcleo teriam problemas de refrigeração se a sua frequência de operação subisse mais. Em nosso artigo sobre TDP vimos que tanto a temperatura do processador aumenta exponencialmente com o aumento de clock quanto o seu consumo elétrico, gerando instabilidade e superaquecimento que pode ser perigoso o suficiente para queimar a CPU.
As primeiras gerações de processadores dual-core não ofereceram grandes aumentos de desempenho por uma limitação que existe até hoje: falta de otimização por parte do sistema operacional. De nada adiantava ter vários núcleos disponíveis se o SO não conseguia distribuir tarefas corretamente entre eles e assim oferecer um ganho real de velocidade; os aplicativos também precisariam ser reescritos para utilizar todos os cores.
Atualmente temos boa parte dos programas que utilizamos no dia a dia otimizados para utilizar dois ou mesmo quatro núcleos, mas o mesmo não acontece com 6 núcleos ou mais. Aplicações muitos específicas, como editores de imagem e vídeo, programas CAD e jogos são os poucos softwares capazes de tirar proveito de todos os núcleos disponíveis, de forma que o usuário não utilizará 100% da capacidade de seu processador na maioria das tarefas que são executadas no PC, como navegadores web, por exemplo.
O Windows 7 utiliza somente um núcleo por padrão na hora da inicialização, como podemos conferir nesse screenshot abaixo do utilitário MSconfig:
Explicação: