(UPE-SSA-1/2017) Leia o texto a seguir. A Sociologia de Florestan Fernandes inaugura uma nova época na história da Sociologia brasileira. Não só descortina novos horizontes para a reflexão teórica e a interpretação da realidade social como permite reler criticamente muito do que tem sido a Sociologia brasileira passada e recente.[...] Florestan Fernandes é o fundador da sociologia crítica no Brasil. Toda a sua produção intelectual está impregnada de um estilo de reflexão, que questiona a realidade social e o pensamento. As suas contribuições sobre as relações raciais entre negros e brancos, por exemplo, estão atravessadas pelo empenho de interrogar a dinâmica da realidade social [...]. IANNI, Otávio. A Sociologia de Florestan Fernandes. Estudos Avançados, v. 10, n. 26, p. 25-26, 1996. Florestan Fernandes pertenceu a uma geração de sociólogos brasileiros que consolidou a Sociologia como disciplina acadêmica. Tendo como base as informações contidas no texto e esse período da história da Sociologia no país, é INCORRETO afirmar que: *
a) a disciplina se tornou uma tradição científica obrigatória nos cursos de Ciências Sociais, independente de outros cursos.
b) os estudos sociológicos desse período estavam voltados às questões nacionais, às relações raciais, à mobilidade social dos diferentes grupos étnicos e ao mundo rural brasileiro.
c) a Sociologia se institucionalizou desde a criação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1933.
d) a criação da Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo representa um marco importante para a consolidação do ensino da Sociologia nas universidades brasileiras.
e) a Sociologia tinha como principal objetivo formar profissionais capacitados a produzir estudos baseados na ciência que explicassem os problemas sociais do país
Respostas
A alternativa A é incorreta pelo fato do estudo da sociologia não ser obrigatório em algumas instituições.
A sociologia em primeiro lugar, busca entender a relação do indivíduo com a sociedade, e, como se deram os processos que alavancaram a modernidade, ligando essa linha do tempo com a urbanização e as modificações sociais existentes.
No campo educacional, além do caráter didático que a disciplina assume, ele poderá possuir uma noção mais ampla do espaço social em que ele vive, e, entender conceitos básicos como natureza, cultura, indústria cultural, aplicando assim seus conhecimentos na prática, fora do ambiente escolar.
Resposta:
C
Explicação:
A alternativa A diz que em outros cursos a diciplina de sociologia não é obrigatória.
C está incorreta porque a sociologia foi institucionalizada quando o curso de sociologia da USP surgiu, não estando relacionado com o colégio Pedro II