Respostas
Resposta:
A abordagem do IPT em biotecnologia destaca-se pela capacidade de atuar em todas as etapas do desenvolvimento do bioprocesso, desde o screening de microrganismos diversos ou construção de linhagens recombinantes até o projeto de um reator industrial para a obtenção de bioprodutos. A integração da microbiologia e da tecnologia do DNA recombinante com a engenharia bioquímica e de produto é uma importante estratégia.
A busca por novos processos que utilizem matérias-primas renováveis de baixo custo é uma alternativa utilizada para o desenvolvimento de produtos mais competitivos, ambientalmente corretos e alternativos aos obtidos por processos convencionais (por exemplo, na indústria petroquímica), além de atender a diferentes demandas de aplicação. Os processos biotecnológicos são uma alternativa apontada mundialmente para atender a esta demanda.
Atividades realizadas pelo IPT
Isolamento e screening de microrganismos e células, melhoramento genético, construção de linhagens recombinantes.
Desenvolvimento de meio de cultura e levantamento de parâmetros que influenciam no processo.
Ensaios em biorreatores para produção de lotes experimentais de proteínas recombinantes, biofármacos, anticorpos monoclonais, vacinas, enzimas e biopolímeros;
Proposição de modelos matemáticos utilizando dados fornecidos ou gerados;
Busca da melhor condição de processo por meio de projetos experimentais ou de modelos matemáticos;
Levantamento de oportunidades na área de biotecnologia.
A bioprospecção, associada ao desenvolvimento e otimização de bioprocessos, é uma importante ferramenta de inovação. A seleção de novos microrganismos, juntamente com a possibilidade de modificação genética por técnicas avançadas de DNA recombinante, contribui fortemente para aumento da produtividade e competitividade industrial.
A infraestrutura do IPT inclui biorreatores CSTR e air-lift instrumentados, de diferentes volumes (0,5 a 100 litros), que podem ser operados de modo descontínuo, descontínuo alimentado ou contínuo. O Instituto conta também com infraestrutura analítica (cromatógrafos de fase gasosa, líquida e iônica, espectrômetros e analisadores de gases) para levantamento de parâmetros de processo.
Explicação:
fonte:https://www.ipt.br/solucoes/135-desenvolvimento_de_processos_biotecnologicos.htm