Respostas
Resposta:
De acordo com o Artigo 230° da Constituição Federal de 1988, é dever da família e do Estado amparar as pessoas idosas, embora percebe-se que, na realidade não há o cumprimento dessa garantia. Isso acontece devido à irresponsabilidade familiar - agravada pela ineficácia do Estado - gerando uma violência simbólica.
Em primeiro plano, vale ressaltar o comportamento irresponsável dos familiares. Ao necessitar de cuidados especiais, devidos às modificações sofridas pelo corpo com a idade, os idosos são vistos como contratempo e acabam sendo desprezados pelos parentes. E, como agravante desse cenário degradante, o Estado, que deveria garantir com plenitude o bem-estar de toda pessoa idosa, deixa evidente as falhas em políticas públicas, como a falta de asilos públicos, onde, segundo o veículo informativo Estadão, apenas 6,6% dos asilos no Brasil são públicos.
Explicação:
essa e minha melo resposta
O abandono de idosos no Brasil pode ser configurado como um crime. Isso pode acontecer se a pessoa abandonada for considerada incapaz de realizar alguns atos e viver sozinha. Além disso, este é um ato desumano com o próximo.
Para algumas culturas, envelhecer significa o fim de uma etapa, sofrimento, solidão e sobretudo morte. Este negativismo sobre a visão do envelhecimento foi historicamente construído na sociedade. Entretanto, é necessário respeitar e cuidar quem faz parte dessa população.
Todo indivíduo com idade igual ou superior a 60 anos se encaixa pertencente ao estatuto do idoso, podendo denunciar a quem desrespeite o estatuto. O idoso tem direitos dentro dentro do lazer, transporte, justiça, saúde, moradia e atendimento. É crime privar o idoso de exercer a cidadania.
mais em https://brainly.com.br/tarefa/8490601