certa vez, um cosmonauta e um neurologista russos discutiam sobre religião. O neurologista era cristão, e o cosmonauta não. “Já estive várias vezes no espaço”, gabou-se o cosmonauta, “e nunca vi nem Deus, nem anjos”. “E eu já operei muitos cérebros inteligentes”, respondeu o neurologista, “e também nunca vi um pensamento”.
O mundo de Sofia, Jostein Gaardner, Cia. das Letras, 1995.
a) EXPLIQUE qual dos dois tipos de saberes estão sendo discutidos no texto.
b) COMENTE qual limite seria comum aos dois tipos de saberes presentes no texto?
Respostas
Resposta:
A) O saber religioso e o saber científico.
Explicação:
Só sei a questão A, tbm, necessito da questão B
Resposta:
a) O saber religioso e científico estão sendo discutidos.
b) Provar a existência de Deus e pensamentos apenas observando o espaço ou cérebros, o que não seria possível.
Explicação:
SABER RELIGIOSO
O saber religioso, em linhas bastantes gerais, oferece um fundamento sobrenatural para explicar e dar sentido ao mundo natural, ao mundo físico que vivemos. As pessoas que aderem a este tipo de saber pressupõem a existência de uma plataforma transcendente, como, por exemplo, divindades, espíritos, projeto de salvação... de forma espontânea, sem a necessidade de evidências empiricamente testáveis. O saber religioso é influente e poderoso na vida de grande parte das pessoas, pois norteia comportamentos, decisões políticas, criação de leis, entre outras coisas.
SABER CIENTÍFICO
Ciência é uma palavra que vem do latim scientia, que em português significa conhecimento. Trata-se de uma ferramenta criada pelo ser humano para produzir um tipo de conhecimento sistemático e seguro através de uma metodologia específica acerca dos fenômenos do mundo. Em tempo de pandemia é a este tipo de conhecimento que a humanidade recorre para buscar controlar determinado vírus e produzir formas de combatê-lo, por exemplo.
────────⊹⊱✫⊰⊹────────
Tenha um bom dia!
Para estudar mais sobre https://brainly.com.br/tarefa/24279831
https://brainly.com.br/tarefa/39336470