considerando a realidade da américa portuguesa nas três primeiras décadas do século xvi, é correto afirmar: a expedição exploradora de gaspar de lemos, em 1501, implantou o sistema de capitanias hereditárias para garantir o desenvolvimento da cana-de-açúcar. a coroa portuguesa proibiu o estanco do pau- brasil, já que a madeira era contrabandeada por franceses e ingleses. as expedições de cristovão jacques, em 1516 e 1526, não tinham caráter militar nem combateram estrangeiros. tinham a função específica de reconhecer o território e implantar as feitorias. a atividade desenvolvida com autorização da coroa portuguesa foi a extração de pau-brasil, uma atividade nômade e predatória, que não tinha a finalidade de promover o povoamento. a mão de obra indígena foi pouco explorada e bastante valorizada pelos portugueses, que presenteavam os nativos com objetos de grande valor no mercado europeu.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
llemos
Explicação:
respondido por:
7
Resposta:
Com a autorização da Coroa Portuguesa, a extração de pau-brasil, uma atividade nômade e predatória, foi a primeira atividade econômica da colônia, uma atividade que não visou qualquer forma de promover o povoamento do novo Continente.
Essa é a resposta porque basicamente nos primeiros anos os portugueses não queriam saber em povoar o "novo Continente". Sem contar que as capitanias hereditárias foram criadas na década de 1530. As expedições de Cristovão Jackes eram militares pois tinha o objetivo de aprisionar navios franceses. A principal mão de obra usada no pau-brasil era a dos indígenas.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás