3 - (Unicamp-SP) Platão (427-347 a.c.) escreveu o seguinte em O Simpósio: "[...] diz-se que um homem é o mesmo, no entanto, durante o curto intervalo que separa a juventude da velhice, no qual se considera que cada animal tem vida e identidade, passa ele por um processo perpétuo de perda e reparação: os cabelos, a carne, ossos, o sangue e todo o corpo estão sempre mudando". Interprete a frase e justifique-a do ponto de vista dos conhecimentos sobre divisão celular.
Respostas
Resposta:
Basicamente, o que Platão nos diz é que o homem sofre um constante processo perpétuo de perda e reparação, onde ele biologicamente se renova a cada dia, o que pode ser explicado pelo processo de divisão celular da biologia.
Cada tipo de célula no corpo humano possui uma expectativa de vida diferente, sendo que podemos citar como exemplo as hemácias, que em média vivem por quatro meses. Nesse sentido, podemos dizer que o "processo perpétuo de perda e reparação" ocorre, visto que muitas das células presentes em nosso corpo se renovam para dar continuidade à vida.
Explicação:
Entretanto, há células como os neurônios, por exemplo, que não se reparam, isto é, não são produzidos novos neurônios.
Explicação:
A resposta correta é que Platão está basicamente nos dizendo sobre o eterno descobrimento e a evolução sobre perdas e ganhos.
Vamos aos dados/resoluções:
É necessário ressaltar que estamos falando sobre uma das teorias de Platão, Físico e Matemático de um período histórico da Grécia antiga, dentre das muitas teorias, ele conseguiu projetar que o homem está em contato com dois tipos de realidade: A sensível e a Inteligível.
A primeira diz respeito sobre os sentidos, mutáveis, já a primeira discute sobre si mesmo, a realidade imutável e dessa forma, ele diz como cada tipo de célula no nosso corpo humano consegue gerir uma expectativa diferente, um exemplo são as hemácias (vivendo por cerca de quatro meses).
E aqui, verificamos o que significa "o processo perpétuo de perda e reparação" já que nossas células, assim como nossos cabelos, estão sempre em constante renascimento, porém nem todas as nossas células são dessa forma, por exemplo, os neurônios, assim que são "mortos", não renascem de forma alguma.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/18047294
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)