você tem conhecimento sobre alguma terra indígena em seu estado? o que você sabe sobre a cultura e o modo de vida desses povos
Alguém me ajuda pfvr?
Respostas
Resposta:
Olá!
Se você mora em Minas Gerais, como eu, tem algumas terras sim. Em Minas, temos os krenakes no Vale do Rio Doce, os xacriabás no Peruaçu, os maxacalis no Vale do Mucuri.
As principais atividades econômicas dos Krenak são a pecuária, a agricultura, a pesca e a confecção do artesanato. Atualmente também, a área educacional dos índios Krenak está baseada na "Educação Escolar indígena", um projeto criado pelo Governo do Estado junto aos povos indígenas de Minas Gerais.
Os xacriabás têm um longo processo de contato com os primeiros bandeirantes que chegaram a Minas Gerais e pela Missão de São João que tinha por objetivo catequizá-los . Hoje em dia, os xacriabás falam o português. Porém há um movimento de fortalecimento cultural deste povo.
Em termos de cultura material, a diversidade dos objetos dos Maxakalí sempre foi descrita como de grande simplicidade. Suas armas tradicionais são o arco e a flecha. O arco, feito de pau d'arco ou do lenho da palmeira airi, apresenta um profundo sulco longitudinal na parte dianteira, o que lhes permite ali guardar uma flecha reserva enquanto disparam outra. Suas flechas, feitas de taquaraçu ou de ubá, apresentam três formas: a primeira, destinada à guerra e à caça de animais de grande porte, feita de taquaruçu tostado, entalhado e raspado com a ponta em forma lanceolada, cortante e afiada; a segunda, com ponta farpada, feita de palmeira airi ou pau d'arco, com dez ou doze entalhes dirigidos para trás; e a terceira, destinada à caça de animais pequenos, feita a partir de galhos retos com um nó, de modo a obter a forma de roseta. Tanto os arcos como as flechas são confeccionados pelos homens assim como vassouras, cestos de maior dimensão, peneiras, chocalhos, bodoques, destinados ao uso cotidiano e colocação no mercado regional, e vestimentas para rituais.
As mulheres pescam, coletam e realizam a colheita das roças. Confeccionam vasos cerâmicos de vários tamanhos, redes, colares, cestos de carga com tiras de sustentação que passam pela testa, redes de pescar, sacos e sacolas feitos com fios de tucum, algodão e envira. Responsabilizam-se também pelo transporte dos pertences familiares e das crianças durante os deslocamentos do grupo.
No passado, os Maxakalí andavam nus, perfuravam o lábio inferior onde introduziam pequenas lascas de bambu e os homens amarravam o prepúcio ao ventre com um pequeno cipó. Hoje os remanescentes adotaram as roupas de seus vizinhos nacionais, porém, mantêm um gosto especial pela decoração do corpo com tintas multicoloridas, inclusive com o uso de papel carbono retirado dos escritórios da Funai.
Só isso que eu sei sobre eles. Peguei algumas informações da internet também. Por serem pouco reconhecidos, não há muitas informações.