• Matéria: Sociologia
  • Autor: raquelaraujo9068
  • Perguntado 5 anos atrás

comente as leis dos três estados do positivismo segundo AUGUSTO COMTE ?​

Respostas

respondido por: larissa8gomes
3

Resposta:

Lei dos três estados de Comte

Com base nas ideias positivistas, Comte criou e fundamentou as três Leis dos estados. O autor afirmava que as sociedades passariam por três estados de pensamento, com algumas características fortes e dominantes. Os três estados são: o teológico, o metafísico e o positivo.

Espero ter ajudado!!

respondido por: joslainefrnds
0

Resposta:

Segundo Auguste Comte, pai do positivismo, já que existiam as leis da Física, da Química, da Biologia, por que não aceitar a existência das leis da sociedade, cuja compreensão caberia a Sociologia ou Física Social? Esta visão das Ciências Sociais, apoiada na metodologia de trabalho das chamadas ciências exatas e da natureza levaria Comte a elaborar a Lei dos Três Estados, segundo a qual a humanidade evoluiria a partir dos seguintes estados:

arcaico, medieval e moderno.

teológico, metafísico e positivo. ( alternativa correta)

paleolítico, mesolítico e neolítico

bárbaro, civilizado e espiritualizado.

teocêntrico, geocêntrico e antropocêntrico.

Explicação:

Segundo Locke, no estado de natureza os indivíduos gozam de um direito natural à vida, à liberdade e à propriedade, e são estes direitos que vão estar na origem da sociedade civil. O fato de no estado de natureza não haver uma autoridade a quem recorrer para a resolução de conflitos, leva a que os indivíduos nestas situações façam justiça por si mesmos, o que gera uma fonte de instabilidade, que só pode terminar com a celebração de um contrato social, onde os indivíduos prescindem do seu direito natural de executar a lei natural e entregam-no na comunidade. Desta forma é possível fazer justiça em termos coletivos e não individuais, surge assim, do consentimento do povo, o estado civil, as sociedades políticas.

Perguntas similares