“De acordo com levantamento apresentado na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-4) em 2019, o Brasil foi ranqueado como o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia. O total de resíduo produzido chega a 11,3 milhões de toneladas, dos quais apenas 1,2% é reciclado, representando 145 toneladas”.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1:
O Plano Nacional de Recursos Hídricos mantém estreita relação com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Explicação:
De acordo pág. 135 do livro.
Portanto, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, ao estabelecer diretrizes, estratégias, metas, programas e ações, concretiza à PNRS e seus instrumentos e mantém
estreita relação com outros planos nacionais, tais como o de Recursos Hídricos
(PNRH), de Mudanças do Clima (PNMC), de Produção e Consumo Sustentável
(PPCS), da mesma forma com a Política Nacional de Educação Ambiental e com
o Plano Nacional de Saneamento Básico — PLANSAB.
- Alternativa correta: nº 1. O Plano Nacional de Recursos Hídricos e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos são duas iniciativas que visam à promoção do adequado descarte dos resíduos e do tratamento do sistema de água e esgoto. Assim, estão em estreita relação.
- 2. Incorreta. O plano Nacional de Resíduos Sólidos não se restringe a metas e estratégias para subsidiar a execução de planos estaduais e microrregionais. Ele também engloba as metas para implantação de planejamentos em nível nacional.
- 3. Incorreta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é a lei que institucionaliza o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, importante instrumento que contém as diretrizes para o adequado manejo e descarte de resíduos sólidos.
- 4. Incorreta. O plano não reduz, mas amplia a convergência das políticas públicas setoriais vinculadas à questão dos resíduos sólidos.
- 5. Incorreta. O plano foi construído com a participação de vários setores sociais, inclusive o setor privado.
Resíduos sólidos
Os resíduos sólidos são resultantes do processo de fabricação de produtos, de extração mineral e de outras atividades produtivas. Sem o devido manejo e descarte, tais resíduos podem prejudicar o meio ambiente e contaminar os rios e os lençóis de água, ocasionando o surgimento de doenças. Por isso, as políticas públicas voltadas à regularização e ao direcionamento adequado para o tratamento dos resíduos sólidos representam importante marco para a preservação ambiental.
Saiba mais sobre resíduos sólidos em:
https://brainly.com.br/tarefa/49076446