Hoje não é fácil imaginar o que uma igreja significava para as pessoas daquele período. Somente em algumas velhas aldeias do interior podemos ter ainda um vislumbre de sua importância. A igreja era, geralmente, o único edificio de pedra em toda a redondeza; constituía a única construção de considerável envergadura muitas léguas em redor, e seu campanario era um ponto de referência para todos os que vinham de longe. Aos domingos e durante o culto, todos os habitantes da cidade ali podiam encontrar- se, e o contraste entre o edificio grandioso e as casas primitivas e humildes em que essas pessoas passavam a vida devia ser esmagador. Não admira que toda a comunidade estivesse interessada na construção dessas igrejas e se orgulhasse de sua construção. Mesmo do ponto de vista econômico, a construção de um mosteiro, que levava anos, devia transformar uma cidade inteira. A extração de pedra e seu transporte, a ereção de andaimes adequados, o emprego de artífices itinerantes, que traziam histórias de terras longinquas, tudo isso constituía um acontecimento importante nesses dias remotos.Na sua opinião, a quais contextos o autor pode estar se referindo no trecho "Hoje não é fácil imaginar o que uma igreja significava para as pessoas daquele período"?
Respostas
oii vc já sabe a resposta? se souber me fala pfvr preciso dela tbm
Resposta: a função dos mosteiros medievais não se limitou apenas ao papel religioso e à produção intelectual. Do ponto de vista econômico, contribuíram para melhorar os métodos de produção agrícola e, do ponto de vista cultural, foram responsáveis pela reprodução e conservação do conhecimento em suas bibliotecas.
Explicação: Os mosteiros, verdadeiros centros da vida religiosa, além de terem importante papel religioso e de produção intelectual, foram cenário para os avanços técnicos agrícolas, pois a Igreja era grande produtora agrícola. Além disso, eles foram importantes centros para a reprodução literária, por meio da atuação dos monges copiadores. Esses monges trabalhavam de forma voluntária fazendo cópias de livros e de escrituras, mantendo vivos os registros antigos ao longo do tempo.