Durante o século XVII, a Inglaterra experimentou um período de profundas e violentas transformações políticas, desde a eclosão da Guerra Civil Inglesa (1642-1651) até a Revolução Gloriosa (1688). Entre as principais consequências desse processo, podem ser enumeradas
A) a transição do absolutismo para uma monarquia constitucional e a limitação dos poderes políticos do monarca.
B) a abolição da propriedade privada e a adoção de um sistema de terras comunais em todo o país.
C) a independência das treze colônias inglesas da América do Norte e a abertura dos portos ingleses aos navios estrangeiros.
D) a independência das treze colônias inglesas da América do Norte e a abertura dos portos ingleses aos navios estrangeiros.
E) a abolição do anglicanismo e a afirmação do calvinismo como religião oficial da Inglaterra.
Respostas
Resposta:
A) é verdadeira. Após a Revolução Gloriosa, que pode ser vista como a fase final da profunda reforma política pela qual a Inglaterra passa a partir da Guerra Civil de 1642, a Inglaterra passa a ser uma Monarquia Parlamentarista, com uma Constituição, situação que continua até hoje.
B) é falsa. A Revolução, uma das muitas revoluções burguesas da história ocidental, reafirmou os interesses econômicos e políticos da burguesia, dentre os quais estava a defesa da propriedade privada.
C) é falsa. A independência só ocorreria no Século XVIII, e tem com a Revolução Gloriosa apenas uma relação tênue.
D) é falsa. Cromwell se torna, depois da Guerra Civil, o governante do país, mas não no modelo monárquico, e sim no republicano, mas é expulso do poder antes mesmo da Revolução Gloriosa.
E) é falsa. O anglicanismo continuou sendo permitido no país, sendo a liberdade religiosa - contra as imposições católicas dos reis ingleses - uma das principais bandeiras dos revolucionários.