como eram as condições de vida dos africanos que foram trazidos forçosamente para trabalhar como escravizados no brasil?
Respostas
Resposta:
A condição da vida escrava era desumana. Os escravos se alimentavam de forma precária, vestiam trapos e trabalhavam em excesso. Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala.
Além disso, eles viviam acorrentados para evitar fugas, não tinham direitos, não possuíam bens e constantemente eram castigados fisicamente. O regime de escravidão no Brasil foi marcado por uma rotina de trabalho pesado e violência, onde os escravizados sofriam punições públicas com frequência.
O tronco, o açoite, as humilhações, o uso de ganchos no pescoço ou as correntes presas ao chão, eram bastante comum no período. Vivendo em condições precária, a média de vida útil de um escravo adulto era de 10 anos. As mulheres escravizadas eram exploradas para o serviço doméstico, assim como eram exploradas sexualmente pelos seus donos.
Era uma situação extremamente decadente, forçados a virem em navios negreiros lotados e cheio de doenças, muitos chegaram já doentes...
Era maltratados diariamente por seus senhores, muitos tentaram fugir mas acabavam sendo mortos ou morriam de fome por não conseguirem alimento...
E claro vale lembrar que não só os africanos viviam essa situação, mas os indígenas também foram obrigados a viver dessa maneira.