Leia o trecho a seguir:
“Os movimentos dos anos de 1960, seja na sua expressão mais propriamente política, seja na contracultural, ou mesmo nos modos em que combinaram essas expressividades, tiveram como traço característico a transgressão de padrões de valores estabelecidos. Transgressão não no sentido de uma pura negatividade, ou de uma negação absoluta dos limites estabelecidos, mas de um movimento que os atravessa afirmando novos limites.”
Fonte: CARDOSO, I. A geração dos anos de 1960: o peso de uma herança. Tempo Social, v. 17, n. 2, p. 93-107, 2005.
O movimento hippie, ocorrido nos anos de 1960, abre margem para o debate de problemas sociais. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o histórico de debates a respeito da responsabilidade social, analise as afirmativas a seguir:
I. A produção agrícola, devido à escassez de alimentos em todo planeta, acarretou o aumento da taxa de mortalidade e era um dos focos do movimento hippie.
II. O distanciamento do homem com as políticas públicas, principalmente aquelas voltadas para uma maior ampliação de oportunidades de emprego, era um dos focos do movimento hippie.
III. A discriminação racial existente na sociedade que deveria ser combatida por entidades governamentais e sociedade civil era um dos focos do movimento hippie.
IV. O pouco relacionamento harmônico existente entre o homem com o meio que acarretava na degradação ambiental era um dos focos do movimento hippie.
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
I, II e IV.
II e IV.
II e III.
I e IV.
Pergunta 5
1 ponto
Leia o trecho a seguir:
“O ser humano ainda atualmente vem se colocado à parte do meio ambiente, percebendo-o como recurso, unicamente como um intermédio para atingir seu crescimento; para que a verdadeira mudança ocorra deve-se no mínimo reconhecer que a vida na terra é insustentável se o ambiente estiver degradado, e para isso todos devem conservá-lo.”
Fonte: POTT, C. M.; ESTRELA, C. C. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Estudos Avançados. v. 31, n. 89, p. 271-283, 2017.
Existem diversos problemas relacionados à temática ambiental, sendo essa situação influenciada pela dinâmica social. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os problemas ambientais da atualidade, analise as afirmativas a seguir:
I. A sensibilização social com os problemas ambientais leva à busca por formas, mesmo que pequenas, de mitigação.
II. A exploração de recursos naturais é umas das principais causas dos impactos ambientais atuais.
III. O petróleo é um recurso energético finito, sendo essa a principal preocupação para promoção de fontes alternativas.
IV. A urbanização é a contextualização dos problemas ambientais, principalmente devido às constates emissões de poluentes em aquíferos e no ar.
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
I e IV.
Respostas
Sobre o movimento hippie, estão corretos os itens III e IV.
Lembre-se de que a discriminação racial é uma fato triste que ainda deixa resquícios na sociedade.
O desejo de combater esse comportamento era um dos focos do movimento hippie.
Outra área que recebia a atenção do movimento hippie era a que observava o relacionamento frágil harmônico entre o homem e o meio que acarretava na degradação ambiental.
Surgimento do movimento hippie se deu nos Estados Unidos da América, mais especificamente na cidade de São Francisco, ainda na década de 1960, quando pregaram basicamente:
- a paz,
- o amor,
- o respeito à natureza,
- vida mais simples.
Por outro lado, os hippies defendiam o consumo de drogas com a finalidade de abrir a mente para serem mais criativos.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/105448
Resposta:
III. A discriminação racial existente na sociedade que deveria ser combatida por entidades governamentais e sociedade civil era um dos focos do movimento hippie.
IV. O pouco relacionamento harmônico existente entre o homem com o meio que acarretava na degradação ambiental era um dos focos do movimento hippie.
Explicação:
AVA