Leia o trecho a seguir:
“O Brasil talvez seja o único "grande" país que vivenciou um profundo e complexo processo de crescimento e desenvolvimento econômico sem promover substanciais mudanças na questão da propriedade fundiária. Desde a colonização portuguesa, passando pela Lei de Terras de 1850 e por todo o processo de industrialização vivenciado no século XX e ainda em curso, a questão agrária permaneceu quase que inalterada, a despeito de avanços decorrentes das crescentes contradições sociais e econômicas e da correlata violência verificadas no campo.”
Fonte: NAKATANI, P.; FALEIROS, R. N.; VARGAS, N. C. Histórico e os limites da reforma agrária na contemporaneidade brasileira. Serviço Social & Sociedade, n. 110, p. 213-240, 2012.
O debate acerca do movimento agrário é de suma importância para o Brasil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema do histórico dos debates de responsabilidade social, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A reforma agrária é um movimento de base social que procura a distribuição de terras para pequenos agricultores, sendo de suma importância para o Brasil.
Porque:
II. Os pequenos agricultores são os principais responsáveis pelo abastecimento alimentício no mercado nacional.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 7
1 ponto
Leia o trecho a seguir:
“A busca por um conceito de qualidade de vida tem possibilitado a discussão e o (re)conhecimento da importância de aspectos como: subjetividade, identidade, valores culturais, uso de espaços públicos e privados, bem estar coletivo e individual, relações sociais. Critérios como satisfação das necessidades básicas, acesso aos bens de consumo e ausência de doença têm sido questionados como indicadores de ‘boa’ qualidade de vida, a qual está para além de indicadores quantitativos.”
Fonte: LEMOS, S. M.; HIGUCHI, M. I. G. Compromisso socioambiental e vulnerabilidade. Ambiente & Sociedade, v. 14, n. 2, p. 123-138, 2011.
Os aspectos sociais passaram a ter importante destaque no debate ambiental do século XXI. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as fundamentações introdutórias da temática ambiental, analise as afirmativas a seguir:
I. As análises ambientais se tornaram completas após o debate social ser considerado relevante na temática ambiental.
II. Aspectos como preconceitos e discriminação social também fazem partes dos debates ambientais.
III. O ambiente envolve a relação entre aspectos físicos e sociais.
IV. A problemática relacionada às classes econômicas possui pouca importância no discurso ambientalista.
Está correto o que se afirma apenas em:
I e II.
I, II e III.
II e III.
III e IV.
II e IV
Respostas
Pergunta 6. Considerando o conteúdo sobre movimento agrário, temos que: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I".
- A asserção I está correta, trazendo um conceito adequado de reforma agrária.
- E a asserção II está correta na medida em que os pequenos agricultores são de extrema importância no abastecimento alimentício nacional, e é uma justificativa plausível para a asserção I.
Mais sobre reforma agrária: https://brainly.com.br/tarefa/3040625
Pergunta 7. Considerando as informações e os conteúdos sobre as fundamentações introdutórias da temática ambiental, temos que está correto o que se afirma apenas em: "I, II e III".
- A afirmativa IV está incorreta, uma vez que as questões que envolvem as classes econômicas possuem sim importância para a temática ambiental.
Mais sobre a temática ambiental aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19335363
Sobre a Reforma Agrária
Chamamos de Reforma Agrária um conjunto de medidas e ações que possuem como objetivo principal promover a justa distribuição de terras, prezando essencialmente pela produtividade.
O Brasil, embora historicamente caracteriza-se por uma grande concentração fundiária - que é herança do nosso processo de formação com as capitanias hereditárias, por exemplo - ainda não passou por uma reforma agrária.
Veja mais sobre as capitanias hereditárias: https://brainly.com.br/tarefa/1639128
Bons estudos!