• Matéria: Direito
  • Autor: joelmozara
  • Perguntado 5 anos atrás

Observe as informações sobre os seguintes dados prisionais:

“Existem, hoje, nas Cadeias Públicas administradas pela Secretaria de Segurança Pública, 6.517 sentenciados definitivamente condenados, que deveriam estar recolhidos em Presídios da Secretaria de Justiça. A Casa de Detenção de São Paulo, construída para oferecer 2.200 vagas, conta hoje com uma população carcerária da ordem de 5.705 presos. Há, portanto, um excesso de 10.000 homens, em números redondos, somente na área da Secretaria da Justiça, sem contar os excedentes da Secretaria de Segurança Pública” (PIMENTEL, 1976, p. 268).

PIMENTEL, M. P. Sistema penitenciário no Estado de São Paulo. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo , vol. LXXI, 1976, p. 268.
O cárcere pode ser considerado um verdadeiro palco para pesquisas antropológicas. Assinale a alternativa correta sobre a pesquisa antropológica.

O Direito e a vivência jurídica não são contemplados dentro desse campo de estudo, por serem objetos de outras ciências, principalmente a dogmática penal.

Diferem-se completamente dos estudos realizados por autores como Alba Zaluar e Teresa Caldeira, que se alinham a um campo diverso da Antropologia.

Está ligada a temas que são de grande valor para a criminologia porque fornecem uma visão de dentro de áreas da sociedade com informações e detalhes.

A Antropologia é uma ciência complexa que se preocupa com diversas questões, tais como: ideias; valores; símbolos; normas etc. Ainda assim, a Antropologia não pode se vincular a qualquer outra ciência.

Diz respeito somente ao estudo da cultura, de maneira estrita, como um necessário corte metodológico. Assim não é confundida com outras áreas, como a Ciência Política.

Respostas

respondido por: leticifm
7

Resposta:

Está ligada a temas que são de grande valor para a criminologia porque fornecem uma visão de dentro de áreas da sociedade com informações e detalhes.

Explicação:

Os estudos antropológicos são imprescindíveis para a Criminologia, haja vista que o próprio Direito, como uma dimensão do desenvolvimento humano, é um objeto do saber antropológico.

Perguntas similares