• Matéria: Biologia
  • Autor: grilosaltitante
  • Perguntado 4 anos atrás

injetar bactérias geneticamente modificadas num tumor que já resistiu a vários tratamento não parece a mais lógica das abordagens, mas foi o que fizeram cientistas dos EUA- e com um grau considerável de sucesso. Ocorre que os micróbios são capazes de, ao mesmo tempo, ’’comer” pedaços do tumor e evitar danos aos tecidos saudáveis do paciente[...]

a)Com relação aos modos de obtenção de energia ,explique a que se refere a frase “comer pedaço do tumor”(que tipo de bactéria foi usada no experimento).

b)Os cientistas poderiam substituir as bactérias utilizadas por cianobactérias? Justifique. (lembre se da função da cianobactérias)

Respostas

respondido por: BittencourtDi
1

Resposta:

Refletindo com as informações dadas no texto, parece que as bactérias introduzidas no tumor são parasitas e, portanto, parasitaram as células tumorais, reduzindo o tumor. Isso explica também o porquê disso ser "uma má ideia". A bactéria então seria heterotrófica e se alimentaria ao absorver material das células tumorais.

b) As cianobactérias são seres vivos fotossintetizantes, portanto autotróficos. Sendo assim, não iriam parasitar as células tumorais e o tumor não seria reduzido, levando à falha no tratamento.

Explicação:

Perguntas similares