Considere a seguinte situação: Um aluno pegou quatro recipientes contendo água em temperaturas variadas. Em seguida mergulhou uma das mãos no recipiente com água fria (5 °C) e a outra mão no recipiente com água morna (45 °C). Após dois minutos, retirou-as e mergulhou imediatamente em outros dois recipientes com água a temperatura ambiente (25 °C), conforme a ilustração abaixo. Lembre-se de que a temperatura do corpo humano é de aproximadamente 36 °C. Com base no exposto, julgue as afirmações a seguir. I. No recipiente com água fria ocorre transferência de energia na forma de frio da água fria para a mão; e no recipiente com água morna ocorre transferência de energia na forma de calor da água morna para a mão. II. No recipiente com água fria ocorre transferência de energia na forma de calor da mão para a água fria; e no recipiente com água morna ocorre transferência de energia na forma de calor da água morna para a mão. III. No recipiente com água fria ocorre transferência de energia na forma de trabalho da água fria para a mão; e no recipiente com água morna ocorre transferência de energia na forma de calor da água morna para a mão. IV. No passo B (ver ilustração), a mão que sente a maior diferença de temperatura é a mão imersa na água fria. No passo C, apesar de a água dos recipientes estar a uma mesma temperatura (25 °C), a mão oriunda da água fria passa uma sensação de ser colocada em uma água morna; e a outra mão, uma sensação de água fria. Estão corretas: *
Respostas
Resposta:
I - F
II - V
III - F
IV - V
Explicação:
I. (F) calor é uma forma de energia, mas frio não. (frio é um conceito que pode ser definido como a ausência de calor: quando vc abre a janela o frio não entra, mas o calor sai. Essa saída do calor (energia térmica) é o frio)
II. (V) em ambos os casos houve transferência de calor. Sempre há transferência de calor do meio "mais quente" para o meio "mais frio", até que as temperaturas dos dois meios se igualem. No caso, a mão tinha mais calor que a água de 5°C, o calor saiu dela; e a mão tinha menos calor que a água morna de 45°C, a mão recebeu calor da água
III. (F) a forma de energia é o calor, não o trabalho. Trabalho acontece quando se transforma uma forma de energia em outra forma, como de calor em energia cinética (como o que ocorre nos barcos a vapor)
IV. (V) devido à troca de calor entre as mãos e os recipientes de água com 5°C e 45°C, quando se coloca essas mão imediatamente nas águas de 25°C, vai parecer muito que a mão que estava no frio ficou num lugar morno ou quente e a mão que estava no morno ficou num lugar frio. É por conta desse motivo que medir a temperatura das coisas pelas nossas mãos, pés, braços... é um erro grande (isso foi usado por filósofos no passado para dizer que os sentidos não são bons na medição dos fenômenos da realidade)
I. Errado. Não existe transferência de energia na forma de frio.
II. Correto. Pois calor é a quantidade de energia transferida de um corpo a temperatura mais alta para um corpo a temperatura mais baixa.
III. Errado. Como discutido no item anterior, a quantidade de energia transferida de um corpo devido a diferença de temperatura é chamada de calor.
IV. Correto. Como a temperatura do corpo humano é aproximadamente 36 ºC, no passo B da ilustração, a mão em contato com a água fria vai experimentar uma variação de ≅ −31 ºC (5 – 36), enquanto que a mão em contato com a água morna vai experimentar uma variação de ≅ 9 ºC (45 – 36).
No passo C, a mão oriunda da água fria recebe calor ao ser colocada na água em temperatura ambiente. Já a mão oriunda da água morna libera calor ao ser colocada na água em temperatura ambiente. Pois como explicado anteriormente, o calor é energia que flui de um corpo em temperatura mais alta para um corpo em temperatura mais baixa, até que o equilíbrio térmico seja atingido.