• Matéria: Direito
  • Autor: osieu1
  • Perguntado 4 anos atrás

 Estado de Conclusão da Pergunta:

PERGUNTA 1

Leia o texto a seguir:
O white collar crime, popularmente conhecido como “crime do colarinho branco”, conceito formulado por Edwin Sutherland, é cometido no âmbito da profissão do agente, em regra por alguém com status e respeito profissional. Frise-se, portanto, que o crime do “colarinho branco” tem pouca ou nenhuma ligação com a pobreza material ou a vulnerabilidade social do criminoso.  
Sobre as Escolas e  teorias criminológicas, assinale a alternativa que indica àquela responsável por cunhar o conceito de “crime do colarinho branco”

Criminologia crítica, a partir dos estudos de corte marxista.

Escola Positivista, a partir de Cesare Lombroso

Teoria do Leabelling approach.

A Escola Clássica, a partir de Beccaria.

Teoria da associação diferencial, a partir da obra Shuterland.
 
 
 
 
 

1 pontos   

PERGUNTA 2

Dentre as diversas classificações, podemos notar duas etapas importantes no estudo da criminologia: um fase “pré-científica” e uma fase  “científica”. Dentro desses dois momentos históricos, uma grande variedade de Escolas e teóricos surgiram e contribuíram para o desenvolvimento da Criminologia.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as Escolas Criminológicas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
 
I) Escola Clássica ou Criminologia Clássica
II) Escola Positivista.
III) Terza Scuola 
IV). Criminologia crítica
 
( ) Tem como postulados: o delito concebido como um fato real e histórico, não como mera abstração; sua nocividade deriva das exigências da vida social; o estudo do delito e sua compreensão são inseparáveis da figura do delinquente e da realidade social; interessa ao estudo da etiologia do crime, isto é a identificação das suas causas como fenômeno.
( )  Assumiu o legado liberal, racionalista e humanista do Iluminismo, especialmente em sua orientação jusnaturalista.
( ) Os seus expoentes foram os penalistas Manuel Carnevale, Bernardino Alimena e João Impallomeni. A contribuição deles para a Criminologia residiu nos seguintes fundamentos: “distinção entre imputáveis e inimputáveis; responsabilidade penal moral baseada no determinismo (quem não tiver capacidade de se levar pelos motivos deverá receber uma medida de segurança); crime como fenômeno social e individual; pena com caráter aflitivo, cuja finalidade é a defesa social.”
( ) o delito é um fenômeno dependente do modo de produção capitalista, ou seja, o crime e o criminoso surgem da interação entre os ricos e os pobres (luta de classes)
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I, IV, II, III.

II, I, III,IV.

II, IV, III, I.

IV, I, II, III.

I,II,III,IV.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

1 pontos   

PERGUNTA 3

Vimos durante os estudos que o Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia constituem os três pilares sobre os quais se assentam as “ciências criminais”, formando um modelo integrado de ciência conjunta.
 
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:

O Direito Penal examina aspectos que subjazem aos temas jurídicos-penais, em sua visão valorativa.

A política criminal, enquanto disciplina que oferece aos poderes públicos as opções científicas concretas mais adequadas para o controle do crime é a ponte entre o direito penal e a criminologia.

O estudo da criminologia pode ser dividido em duas grandes fases: pré-científica e científica.

Por aproximar-se do fenômeno delitivo, sem prejuízos, sem mediações, procurando obter uma informação direta deste, a criminologia não pode ser considerada uma ciência.

A Escola de Chicago teve como primeira grande consequência priorizar a ação repressiva, minimizando a atuação preventiva.
 
 

 

1 pontos   

PERGUNTA 4

Os cidadãos egressos do sistema prisional ainda sofrem com um forte estigma social. A reinserção do cidadão na sociedade, que deveria ser um dos objetivos da pena, acaba se tornando mera utopia quando se depara com a situação caótica do sistema prisional e a dificuldade de conseguir um emprego. Assim, a atuação das agências penais acaba rotulando o indivíduo para sempre como um criminoso.
 
Essa afirmação se relaciona com qual teoria da criminalidade?

Labelling approach ou etiquetamento social.

Teoria dos testículos despedaçados.

Teoria das Janelas Quebradas.

Movimento de Lei e Ordem.

Política de tolerância zero.​

Respostas

respondido por: andreiamelomorena
3

Resposta:

4123 sem duvidas

Explicação:

Perguntas similares