A Sociologia das Profissões surge como um campo de estudo relacionado aos processos de profissionalização, de compreensão dos elementos estruturantes de uma profissão. Mesmo sendo um debate amplo e sem um conceito consensual que dá conta de toda a diversidade presente no mundo das profissões, há teorias importantes para compreendermos esse aspecto na sociedade.
Freidson (1998), afirma que há três denominadores exclusivos quando tratamos da dimensão de uma profissão, sendo eles: a expertise, o credencialismo e, a autonomia. Sobre essa discussão, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Respostas
B
Explicação:
B= o credencialismo está relacionada a existência de algum sistema organizado que protege a expertise. Assim, a espertice e o credencialismo acabam sendo aspectos inseparáveis Pois é uma forma de institucional esse conhecimento e também protegê-lo
corrigido pelo AVA
A alternativa B se apresenta como correta. O Credencialismo visa designar a profissionalização daquele indivíduo em um tipo de documento que apresenta sua qualificação.
Como a sociologia do esporte está associada ao papel de atuação do pesquisador?
Ao realizar um trabalho, sobre a realidade social, o pesquisador utiliza da pesquisa científica e da análise de dados. Deste modo, é na construção da pesquisa de campo, que o sociólogo poderá atuar de maneira clara, levando em consideração aspectos absorvidos na coleta de dados por exemplo, contribuindo para a atuação do atleta e dos diferentes pontos que fazem parte da dimensão profissional e de autonomia do projeto.
Sobre a inserção da mulher no esporte:
https://brainly.com.br/tarefa/6550533
#SPJ3
a)
A autonomia está relacionada ao corpo de conhecimentos, de habilidades que, de forma exclusiva, as pessoas adquirem em um processo de formação, de capacitação. Esse fator é fundamental para distanciar dos leigos, dos não formados.
b)
A expertise está relacionada a existência de algum sistema organizado que protege a autonomia. Assim, a expertise é o que torna o profissional formado e o leigo com capacidades iguais para atuar.
c)
A expertise se materializa e também vai se construindo no próprio fazer profissional, no cotidiano da sua atuação. Quanto maior a sua independência, sua autoridade sobre a sua intervenção, maior será sua dimensão.
d)
O crendencialismo está relacionado a existência de algum sistema organizado que protege a expertise. Assim, a expertise e o credencialismo acabam sendo aspectos inseparáveis, pois é uma forma de institucionalizar esse conhecimento e também protegê-lo.
e)
A autonomia está relacionada a regulação da área profissional, criando assim o que pode ser denominado de reserva de mercado, propiciando o credenciamento, logo, é sim um caráter excludente.
2)
A presença da Educação Física na área da saúde está relacionada a sua dimensão histórica como também a dimensão legal da Educação Física como profissão na área da saúde e as conquistas da área.