Respostas
Resposta:
A expressão "qualquer semelhança é mera coincidência" é usada em casos em que as semelhanças de algo ou alguém a outro algo ou alguém não é fruto de um pensamento lógico, mas sim do acaso. Por exemplo: um homem parecesse muito com um menino de idade menor, tanto que poderiam dizer que aquele é pai deste.
Resposta:
Coincidência é o substantivo feminino que significa o ato de coincidir, indicando acontecimentos que ocorrem em simultâneo. É sinônimo de coexistência, concordância e simultaneidade.
A palavra incidência significa ocorrência ou acontecimento, enquanto o prefixo "co" remete para a concomitância ou simultaneidade de dois elementos.
Em algumas situações a palavra coincidência pode significar acaso, porque descreve uma situação que ocorre sem combinação prévia. Nestes casos, mera coincidência pode ser um mero acaso. Ex: Eu não sabia que ela ia estar naquela festa, a gente se encontrou por coincidência.
Muitas pessoas afirmam que não existem coincidências e que tudo está previsto por Deus ou pelo destino.
A palavra coincidência também pode se referir à confluência de atitudes ou opiniões, quando se chega a algum tipo de acordo. Ex: A guerra foi evitada porque as opiniões dos líderes coincidiram logo na primeira reunião.
No âmbito de obras ficcionais como filmes ou livros, é normal verificar a frase "qualquer semelhança é mera coincidência". Isso significa que mesmo que algum fato ou personagem revelado na obra sejam muito parecidos com elementos da vida real, isso é fruto do acaso e não foi feito deliberadamente. É uma frase usada para evitar eventuais ações judiciais.
Relativamente à forma correta de escrita, muitas pessoas têm dúvida entre coincidência e conhecidência. No entanto, a forma correta é coincidência, pois conhecidência é uma palavra que não faz parte do dicionário.
Explicação: