• Matéria: História
  • Autor: lunamayara23474
  • Perguntado 4 anos atrás

A coroa portuguesa já havia encontrado terras na América do Sul e delas retirava expressiva riqueza. Por meio de um acordo entre os lusos e os espanhóis foi estabelecido o Tratado de Tordesilhas, à leste deveria pertencer aos leitores de Os Lusíadas, já do lado oeste dessa linha imaginária, que cortava verticalmente a linha do equador, pertencia aos espanhóis. Quais as razões para a marcha dos lusitanos em direção a terras que teoricamente possuíam aos seus vizinhos ibéricos?

Respostas

respondido por: oliveiraanny004
1

Resposta:

Veja o longo processo de colonização da América portuguesa: as disputas com espanhóis e holandeses pelo controle do território, e depois a ocupação definitiva. O trabalho escravo foi o modo de produção dominante durante três séculos contínuos. É um triste capítulo da História do Brasil.

Não foi nada pacífica a Colonização Portuguesa no Brasil. Rebeliões, Invasões, Revoltas e Massacres estão gravados na história. Portugal disputou a posse do litoral brasileiro com a Holanda, com aventureiros espanhóis e outras escaramuças menores com a França até se estabelecer como o colonizador determinante.Durante o período pré-colonial (1500 a 1530) a presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o comércio do pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa. No Oriente, o lucrativo comércio de especiarias começou a diminuir. Diante disso, o rei português, D. João III, decidiu colonizar as terras brasileiras.

A Colonização Portuguesa no Brasil

Só então começam os ciclos da Colonização Portuguesa no Brasil, com a ocupação da faixa litorânea seguida da da escravidão de indígenas e de africanos. As Revoltas Coloniais tiveram início um século e meio depois, e foram reprimidas pelas Coroa de Portugal com muita dureza.

Bolsas de Estudo 2021. Inscrições Abertas.

gapixel

O maior símbolo histórico da repressão dos portugueses contra as revoltas e rebeliões no Período Colonial foi a morte na forca e o esquarteamento de Tiradentes, em 1792.

Perguntas similares