• Matéria: História
  • Autor: rosi943
  • Perguntado 5 anos atrás

QUESTÃO 7 - Ao morrer, Maomé não deixou estabelecidas quais seriam as regras de sucessão, criando uma discórdia entre seus seguidores. Estabeleceu-se então, que o próximo líder deveria ser um de seus ex-companheiros, restando definir se este deveria ser ou não parente do Profeta. A escolha recaiu sobre Abu Bekr, que se tornou o primeiro califa. Entretanto, a questão da sucessão não estava resolvida e acabou dando origem às duas principais ramificações do islamismo: sunitas e xiitas. Sobre xiitas e sunitas, assinale a alternativa correta. *

1 ponto

(B) Os sunitas defendiam que a liderança do povo fosse feita por alguém capaz e defensor do Islamismo. Os xiitas diziam que a legítima sucessão do profeta cabia aos descendentes de Maomé, e seriam responsáveis por guiar o povo.

(C) Os sunitas defendiam que a autoridade máxima do Islã deveria caber aos imãs, dirigentes espirituais da comunidade. Para os xiitas, a mulher poderia ser a líder política do povo.

(A) Os sunitas encaravam o califa como profeta, como um chefe cujo dever era conquistar territórios e fazer a jihad. Os xiitas defendiam que somente o filho herdeiro de Maomé poderia liderar o povo.

(D) Tanto para os xiitas, quanto para os sunitas qualquer muçulmano poderia ser um califa, bastando para isso dar provas de ser fiel aos princípios do islamismo

Respostas

respondido por: lmonique2008
1

Resposta:

Os sunitas defendiam que a liderança do povo fosse feita por alguém capaz e defensor do Islamismo. Os xiitas diziam que a legítima sucessão do profeta cabia aos descendentes de Maomé, e seriam responsáveis por guiar o povo.

Explicação:

respondido por: vanessa7820
1

Resposta:

A altenativa B é correta, pois os xiitas diziam que a legítima sucessão do profeta cabia aos descendentes de seu genro, Ali, com sua filha Fátima.

Explicação:

Perguntas similares