1. O voto era entendido como moeda de troca, as relações de poder se desenvolviam a partir do município [...]. Coronel era o posto mais alto na hierarquia da Guarda Nacional, a instituição do Império que ligou proprietários rurais ao governo. Com a República, a Guarda perdeu sua natureza militar, mas os coronéis conservaram o poder político nos municípios onde viviam. [...]
O texto faz referência a um fenômeno comum na organização política do início do século XX no Brasil, especialmente no Nordeste. Esse fenômeno e um de seus principais mecanismos de atuação foram
(A) militarismo, que se baseava no alistamento compulsório de jovens para compor o Exército brasileiro e, assim, lutar contra as revoltas locais.
(B) militarismo, que se baseava na eleição de militares para a presidência da República, a fim de evitar um possível retorno da monarquia.
(C) coronelismo, que coagia militares de baixa patente a votar nos candidatos escolhidos pelos coronéis, a fim de manter o poder local.
(D) coronelismo, que utilizava o voto de cabresto para manutenção do poder local, o que consistia na coação de eleitores civis.
(E) clientelismo, que utilizava o voto secreto como ferramenta para o estabelecimento de uma democracia forte e combate a rebeliões locais.
2. O sociólogo Clóvis Moura, em Negro: de bom escravo a mau cidadão?, obra publicada em 1977, escreveu que: "Quando se fala do negro brasileiro costuma-se dizer que ele foi ótimo escravo e, atualmente, é péssimo cidadão".
Com base nessa afirmativa e de seus conhecimentos, explique como se deu a inserção do ex-escravizado na sociedade brasileira, no período do pós-abolição, e como isso afeta a população negra atualmente:
Respostas
respondido por:
4
Resposta: 1. Letra E)
A 2 eu não sei.
Explicação:
A resposta da número 1 tá na minha apostila
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás