Respostas
A diferença entre pré-socráticos e sofistas pode ser resumida assim: seus objetivos eram distintos e seus entendimentos sobre uma Verdade também.
Os pré-socráticos vieram antes dos sofistas e tinham como principal objetivo a investigação racional das transformações da natureza em busca de um um princípio primeiro.
Logos (esforço racional); Physis (natureza, em um sentido amplo); e Arché (princípio originador do cosmos) eram os elementos-chave do exercício intelectual dos pré-socráticos.
Já os sofistas ficaram famosos por ensinarem técnicas de persuasão em relação ao discurso e à oratória. Contra os sofistas se oporá não os pré-socráticos, mas o próprio Sócrates.
Sócrates continua a investigação dos pré-socráticos focando, com tudo, sua lente sobre a ética - o que é o bem viver? - e as questões relativas não tanto à natureza, e sim ao homem.
Sócrates, como os pré-socráticos, fizeram um genuíno esforço racional em busca da verdade, da essência das coisas - da virtude, do amor, da coragem, da felicidade, da natureza, do movimento - , enquanto os sofistas introduziram no debate filosófico a noção de relativismo com a famosa frase de Protágoras: "o homem é a medida de todas as coisas"
Sendo o homem a medida de todas as coisas, cabe ao professor não buscar a verdade na realidade, mas moldar a realidade ao seu bel prazer. Disto decorrem as técnicas de peithó (sedução) que os sofistas ensinavam a quem lhes pagasse.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/218928
Resposta:
Pode-se dizer que o conjunto das ideias sofistas se ô põe é o propósito teórico dos pré-socráticos no tocante aqui: os sofistas explicam sobre a origem de todas as coisas e os pré-socráticos admitem a possibilidade da verdade.
Explicação:
Espero ter ajudado