A pirâmide etária abaixo representa como a população brasileira se distribui por gênero e faixa etária. O censo demográfico permite conhecer essas e outras características que são importantes indicadores para, por exemplo, planejar ações que atendam às necessidades da população.
Pesquise outros indicadores que fazem parte do censo, realizado pelo IBGE e, junto com a análise da pirâmide, responda:
a) Quais podem ser as necessidades da população com as características existentes na pirâmide brasileira? Explique como chegou a essa conclusão.
b) Escolha dois indicadores do censo demográfico e explique de que forma podem auxiliar a pensar em ações que beneficiem a população.
Respostas
a) Analisando a base da pirâmide, ainda que tenha ocorrido seu estreitamento com o passar das décadas, esta permanece com relevante participação, o que pode indicar políticas para criação de creches e escolas, além de áreas de lazer voltadas à faixa etária. O corpo da pirâmide, mais alargado, demonstra a necessidade de políticas para geração de empregos, por exemplo, já que é onde se concentra a população economicamente ativa. O topo da pirâmide, ainda que menor, está em crescimento, o que demanda pensar sobre as necessidades da população mais velha, como lazer e centros de cuidados médicos. A questão permite discutir, de forma mais aprofundada, os temas relacionados à seguridade social.
b) Pretende-se que o aluno aprofunde seu conhecimento sobre o censo demográfico e, por isso, talvez seja necessária uma pesquisa para conhecer outros temas abordados pelo questionário do censo demográfico. Com base nos indicadores escolhidos, os estudantes podem ter grande variedade de respostas, como conhecer a população portadora de determinada deficiência física, os índices de renda, índices de analfabetismo e o grau de escolaridade, direcionando a discussão. Tomando por base o último caso, as disparidades dos níveis de escolaridade, por exemplo, podem fazer com que o estudante problematize o acesso à educação, indicando ações que possibilitem garantir a permanência escolar.
Resposta:
Explicação:
a) Como podemos ver na base da pirâmide, com o passar dos anos foi se estreitando, esta permanece com relevante participação, o que pode indicar políticas para criação de creches e escolas, além de áreas de lazer. O corpo da pirâmide, mais largo, demonstra a necessidade de políticas para geração de empregos. Já no topo da pirâmide, ainda que menor, está em crescimento, mostra as necessidades da população mais velha, como lazer e centros de cuidados médicos.
b) Os indicadores demográficos apresentam o número de habitantes dos municípios, como as principais características da população, informações de extrema importância para o conhecimento da comunidade e para subsidiar o planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas. As diferenças dos níveis de escolaridade, por exemplo, podem fazer com que o estudante tenha o acesso à educação de qualidade, indicando ações que possibilitem garantir a permanência escolar.