Se analisarmos uma pessoa em situação de emergência ou perigo, ou num momento de raiva ou susto, poderemos identificar o trabalho do sistema nervoso e sistema endócrino. Responda: 1) No sangue há o aumento de qual hormônio produzido pelas glândulas adrenais ou suprarrenais nessa situação? 2) O sistema nervoso autônomo simpático processa o que está acontecendo e envia as respostas involuntárias para os órgãos, causando quais alterações no corpo. (Cite duas alterações)?
Respostas
Resposta:
1) R:
A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc. Algumas doenças são causadas pelo excesso desses hormônios no corpo, como a Síndrome de Cushing e o feocromocitoma.
2) R:
Essas respostas são chamadas de atos reflexos – reações tão rápidas que a mensagem só chega ao cérebro após a resposta ter sido gerada. Isso acontece porque esses atos são uma resposta medular a um determinado estímulo.
Observe abaixo os elementos envolvidos em uma resposta medular típica:
- Receptores;
- Neurônio sensitivo;
- Neurônio associativo (nem sempre presente);
- Neurônio motor;
- Sinapses;
- Órgão efetuador.
O conjunto dos elementos acima é chamado de arco reflexo. Quando encontramos apenas um neurônio sensitivo e um neurônio motor, dizemos que é um arco reflexo monossináptico (apenas uma sinapse). Quando ocorre a presença de um ou mais neurônios de associação, chamamos de arco reflexo polissináptico (várias sinapses).
Explicação:
Espero ter ajudado, a resposta da 2 é só o primeiro paragrafo, os outros parágrafos são só uma explicação, mas se quiser colocar na reposta pra ficar mas completa, é isso .