• Matéria: História
  • Autor: arthurarroyo101
  • Perguntado 4 anos atrás

"Na defesa de suas posições, os jesuítas chocaram-se, frequentemente, com os colonizadores já a partir do século XVI, principalmente quando estes utilizavam artifícios para escravizar os indígenas. É errôneo apresentá-los portanto como mero braço utilizado pelo Estado ou acobertadores de interesses privados. Tinham seus próprios fins, nem sempre compatíveis com os demais."

O texto acima foi retirado do livro "Formação do Brasil Colonial", de Arno e Maria José Wehling. Após sua leitura, descreva a ação da Igreja e, em particular, o papel dos jesuítas dentro do quadro geral do Brasil colônia.

Respostas

respondido por: enzodecontibulla
1

Resposta:

O Estado absolutista português atuava em estreita ligação com a Igreja, e essa integração tinha como expressão maior o "Padroado Régio" o que dava à coroa e à Igreja os papéis de maior influência no processo de colonização. Em 1549, com o primeiro Governador Geral, Tomé de Sousa, chegaram ao Brasil os primeiros Jesuítas, com a missão de catequizar os índios, como parte de seu papel de "Milícia de Cristo", no enfrentamento da Reforma Protestante. No trabalho da Catequese, os Jesuítas fundaram cidades, comprometeram-se com uma grande produção artística e literária e, com a fundação de missões, os jesuítas colocaram sob sua autoridade um grande número de indígenas iniciando um processo de aculturação. Suas atividades, na colônia, serviram de suporte ideológico para a dominação portuguesa.

Explicação:

não tenho certeza mas creio que seja isso, espero ter ajudado!


arthurarroyo101: obrigado
Perguntas similares