É muito comum ouvirmos e dizermos frases como: “chorar é próprio da natureza humana” e “homem não chora”. Ou então: “é da natureza humana ter medo do desconhecido” e “Ela é corajosa, não tem medo de nada”. Também são comuns as frases: “As mulheres são naturalmente frágeis e sensíveis porque nasceram para a maternidade” e “Fulana é uma desnaturada, pois não tem o menor amor pelos filhos. Com frequência, ouvimos dizer: “os homens são fortes e racionais, feitos para o comando e para a vida pública”, que nos leva a outra frase: “Fulana nem parece mulher. Veja como se veste! Veja o emprego que arranjou!”. Não é raro escutarmos que os negros são indolentes por natureza, os pobres são naturalmente violentos, os judeus são naturalmente avarentos, os árabes são naturalmente comerciantes espertos, os franceses são naturalmente interessados em sexo, e os ingleses são, por natureza, fleumáticos, de ânimo frio e sereno. ____________________________________________________________________________________________ A partir disso, marque a opção incorreta: *
1 ponto
Frases como essas revelam duas crenças alimentadas pelo ser humano. Primeiro, que acreditamos na existência de uma natureza humana, que é a mesma em todos os tempos e lugares. Segundo, que cremos na existência de uma diferença de natureza ou de diferenças naturais entre homens e mulheres, pobres e ricos, negros, indígenas, judeus, árabes, franceses ou ingleses. Haveria, assim, uma natureza humana universal e uma natureza humana diferenciada pelo gênero, pelo sexo ou mesmo por etnias ou nacionalidades, como se a mulher ou o francês fossem espécies naturais, assim como as várias espécies de plantas ou de animais.
Dizer que alguma coisa é por natureza de determinada maneira significa dizer que essa coisa existe necessariamente (ou seja, não pode deixar de existir nem pode ser diferente do que é) e universalmente (ou seja, em todos os tempos e lugares) porque é efeito de uma causa necessária e universal. Essa causa é a natureza. Assim como é da natureza dos corpos serem governados por leis naturais, também seria por natureza que os seres humanos sentem, pensam e agem de determinada maneira. Por isso, haveria uma natureza humana.
O que aconteceria com as frases que mencionamos há pouco se mostrássemos que algumas delas são contraditórias e que outras não correspondem aos fatos da realidade? Assim, por exemplo, dizer que “É natural chorar na tristeza” entra em contradição com a ideia de que “Homem não chora”, pois, se isso fosse verdade, esse homem escaparia das leis da natureza, já que chorar é considerado natural.
O mesmo se passa com as frases sobre o medo e a coragem. Temer o desconhecido é considerado natural, mas a pessoa que consegue vencer o medo seria admirável. Aqui, além da contradição, ainda parecemos ter admiração por quem, misteriosamente, escapa da lei da natureza.
O ser humano é totalmente natural pois não há nada que ele possa fazer para mudar aquilo que é. Todos seguimos nossos instintos e não podemos controlá-lo. A natureza humana é maior do que tudo aquilo que o homem possa fazer para mudar.
antoniojoaquimaraujo:
RESPOSTA CORRETA ( D ) PERGUNTA C É DE SFA????????????????????????
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Resposta ( D ) Por ser a incorreta!!
Explicação:
O mesmo se passa com as frases sobre o medo e a coragem. Temer o desconhecido é considerado natural, mas a pessoa que consegue vencer o medo seria admirável. Aqui, além da contradição, ainda parecemos ter admiração por quem, misteriosamente, escapa da lei da natureza
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás