Respostas
Resposta:
O livro “Vinte Mil Léguas Submarinas” foi lançado em 1870 e reúne elementos que tornaram Júlio Verne um dos autores mais traduzidos de todos os tempos: personagens profundos, aventuras extraordinárias e muita ciência e tecnologia.
Explicação:
O romance 20 mil léguas submarinas gira em torno das viagens de três protagonistas, tripulantes da embarcação submarina Nautilus. Apesar da presença das aventuras, o foco de Verne é visivelmente a técnica e a ciência, que tomam longas passagens do livro e esmiúçam detalhes do funcionamento do submarino, dos mares, dos tipos biológicos dos peixes etc.
A relação entre os protagonistas e do narrador com o antagonista é um dos pontos mais interessantes do romance, uma vez que que todas as personalidades envolvidas são ricas e intrigantes. O tom científico e misterioso é muito mais intrigante do que entediante – apesar de o tédio ser inevitável depois de 3 páginas de tipos de peixes. As descrições (com exceção das 3 páginas de tipos de peixes) envolvem o leitor na narrativa e maravilham com espetáculos de um universo ainda amplamente inexplorado que são os abismos e profundezas dos oceanos.
Devido ao enfoque tecnológico, à importância que o detalhamento científico assume no texto e ao modo como Verne se preocupa em criar um submarino cientificamente plausível e milhares de vezes à frente dos submarinos do fim do século XIX (lembrando que o mundo estava vivendo ainda a Segunda Revolução Industrial), o livro poderia ser definido como ficção científica hard. O mistério que envolve a obra é, também, o mesmo que deixa muitas das perguntas do leitor sem respostas e muitas curiosidades suspensas.