1. Sobre o continente asiático e seus paises constituintes, assinale a alternativa falsa.
a) O continente asiático é o maior entre os continentes, ocupando uma área de mais de 43 milhões de km2
by. No continente asiático, encontra-se o pais mais populoso do mundo, a China. Mas, apesar disso, a Ásia não é o continente com maior número de habitantes, mas sim a África.
c) O continente asiático é dividido em seis grandes regiões: Asia Meridional, Ásia Central, Asia Oriental, Sudeste asiático, Ásia Ocidental e Região da Comunidade dos Estados Independentes.
d) Japão e Cingapura são os paises os melhores indices de desenvolvimento humano.
2. Dois paises euroasiáticos possuem territórios nos dois continentes, Europa e Asia. São eles:
a) Rússia e Turquia.
b) Itália e Grécia
c) Rússia e Japão
d) Turquia e China.
3. Apesar das criticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também conhecidos como "Tigres Asiáticos". São eles:
a) Coreia do Sul, Coreia do Norte, China e Taiwan (Formosa).
b) Hong Kong, Taiwan (Formosa), China e Coreia do Sul.
c) Taiwan (Formosa), Cambodja, Coreia e China
d) China, Coreia, Hong Kong e Cingapura.
e) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura. 4. Quais os primeiros países a receberem a nomenclatura Tigres Asiáticos?
5. Quais fatores contribuíram para ascensão econômica dos Tigres Asiáticos?
Respostas
Resposta:
1. C 2. B 3. A
Explicação:
1) B
Explicação: A Ásia é o continente mais populoso do mundo, com 4,1 bilhões de habitantes, correspondendo a aproximadamente 65% da população mundial.
2) A
Explicação: A Turquia possui territórios no Ocidente Europeu e também na Ásia. Por isso a Rússia e a Turquia são chamados de países euro-asiáticos, valendo apontar que a Eurásia também pode ser considerada um único continente.
3) E
Explicação: Durante a década de 1970, Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan passaram a ser conhecidos como Tigres Asiáticos, em razão da alta industrialização e agressividade administrativa.
4) Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados. O consumo doméstico é desestimulado por altas tarifas governamentais.
Eles encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade. Os países melhoraram o sistema educacional em todos os níveis, assegurando que toda criança frequente o ensino fundamental e o ensino médio. Em geral estes avanços na educação permitiram altos níveis de alfabetização e habilidades cognitivas. Também investiu-se na melhoria do sistema universitário. Além disso, destaca-se a prática de incentivos fiscais a multinacionais.
Como os "Tigres" eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata. Juntamente com a reforma educacional eles conseguiram aproveitar essa vantagem, criando uma força de trabalho de baixo custo, porém muito produtiva. Eles promoveram a igualdade na forma de reforma agrária, para promover o direito de propriedade e para assegurar que os trabalhadores rurais não se prejudicassem. Também foram implantadas políticas de subsídios à agricultura.
Fontes: Wikipédia (n 4) e Google (n 2)