Em sua obra Novum organum, Francis Bacon destaca quatro gêneros de ídolos que bloqueiam a mente humana e prejudicam a ciência. Quais são estes ídolos e o que cada um representa? *
Respostas
Francis Bacon, em Novum organum, destaca os ídolos da tribo, da caverna, do foro e do teatro. Logo, a alternativa C é a correta.
A investigação filosófica de Bacon alerta para um exame prévio dos preconceitos (ídolos) que podem ocultar a verdade:
- Idola tribus: preconceitos da tribo, da espécie humana: as falácias dos sentidos e a tendência à personalização
- Idola specus: preconceitos da caverna em que cada homem se encontra (do entorno, dos livros, do que cada homem “consome”. É a própria educação, os hábitos pequenos dos homens).
- Idola fori: ídolos da praça, da sociedade humana, da própria linguagem de que nos servimos - são os mais incômodos, porque surgem no intelecto pela concordância das palavras e dos nomes.
- Idola theatri: preconceitos de autoridade, fundados no prestígio de que alguns gozam na cena pública.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/7241774
Segundo Francis Bacon, filósofo moderno inglês, a lógica aristotélica deve ser repensada, pois a ciência precisa ganhar novo enfoque para se alcançar a verdade científica.
Para ele, os seres humanos sofrem com preconceitos e esteriótipos que os prejudicam a alcançar saberes científicos. São eles:
ídolos da tribo: preconceitos da espécie humana: as falácias dos sentidos e a tendência à personalização;
ídolos da caverna: preconceitos que cada homem se encontra (do entorno, dos livros, do que cada homem “consome”. É a própria educação, os hábitos pequenos dos homens);
ídolos do foro: ídolos da praça, da sociedade humana, da própria linguagem de que nos servimos - são os mais incômodos, porque surgem no intelecto pela concordância das palavras e dos nomes;
ídolos do teatro: preconceitos de autoridade, fundados no prestígio de que alguns gozam na cena pública.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/32054934