a partir da figura "mito da caverna" apresentada, relacione a teoria de Platão sobre a existência de dois mundos com as noções de aparências e realidade
Respostas
Resposta:
Resposta: Platão acreditava que além do mundo onde vivemos, existia um mundo chamado mundo das ideias onde tudo era perfeito e tudo do outro lado era apenas uma copia que estragava o mundo das ideias.
Explicação:
Quando pensou em demonstrar a cegueira dos homens diante de um mundo de aparências, o filósofo grego Platão contou uma história. Ou melhor, fez com Sócrates - o personagem central da obra "A República" - contasse uma história a seu companheiro Glauco. Os homens estão presos por argolas no fundo de uma caverna escura. Sempre viveram ali, sem poder ao menos virar o pescoço. Por trás deles, um fogo arde, a certa distância, irradiando uma luz que se projeta no interior da caverna. Nas paredes, formas humanas, formas que se movem. Os homens que estão no interior da caverna pensam que o vêem é a realidade. Mas não é, eles vêem apenas suas próprias sombras.
- Espero ter ajudado.