• Matéria: História
  • Autor: miguelcamposbatistad
  • Perguntado 5 anos atrás

Analise o trecho a seguir:

“Os sucessores da rainha Elizabeth I, os reis Jaime I e Carlos I tiveram divergências políticas e religiosas que envolveram a sociedade inglesa, incluindo membros do Parlamento (...) Entre as divergências estavam: a não aceitação, pelo Parlamento, do poder absoluto do rei e a recusa da imposição da religião anglicana.”

1. O trecho analisado diz respeito a uma disputa político-religiosa que ocorreu entre a realeza/nobreza anglicana e os cidadãos e parlamentares ingleses, dos quais muitos eram adeptos do calvinismo. Com base nesse fato e nos conteúdos estudados, analise e responda: O que essa divergência resultou? *

Respostas

respondido por: joaobolota159
23

Resposta:

Explicação:

A história do rei inglês Carlos I, cujo reinado ocorreu entre 1625 e 1648, está intrinsecamente ligada à decadência da Monarquia Absolutista na Inglaterra e ao fortalecimento do poder da burguesia. Os acontecimentos posteriores à sua trágica morte criaram as bases da futura monarquia parlamentar no país, abrindo o campo para o desenvolvimento do poder político da burguesia e do capitalismo.

respondido por: heloisagoncalves745
8

A divergência resultante da disputa político-religiosa que ocorreu entre a realeza/nobreza anglicana e os cidadãos e parlamentares ingleses, foi a Revolução Puritana.

A revolução puritana aconteceu no século XVII  na Inglaterra durante o período da Guerra Civil (1640-1648), e foi marcada pelo embate entre o rei e o parlamento.

O conflito teve inicio após o parlamento impor a Carlos I, rei na época, uma petição dos direitos onde problemas relacionados à:

  • Impostos
  • Prisões
  • Julgamentos
  • Convocações do exército

Deveriam ter autorização do parlamento.

Apesar de aceitar a imposição, Carlos I não a cumpriu, e então dissolveu o parlamento após uma reunião onde houveram críticas em relação às suas atitudes. Contrariado, Carlos I  governou sem o parlamento por onze anos.

Tais atitudes do rei revoltaram o povo, e protestos se deram início  na Escócia após Carlos I impor o anglicanismo aos presbiterianos e aos puritanos, gerando assim o conflito.  

Continue aprendendo sobre assuntos relacionados:

https://brainly.com.br/tarefa/5021632

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares