Respostas
A sociologia aborda a relação entre ação social e estrutura social de algumas maneiras distintas.
Para Émile Durkheim o estrutura social é o motor que determina as ações sociais do indivíduo. Para ele, o sociólogo deve estudar um "fato social", que tem três características próprias: generalidade, a exterioridade e a coercitividade. Sendo assim, qualquer ação individual é fruto do meio social e cultural.
Exemplo: você não é Brasileiro porque quis, você foi determinado a ser.
Max Weber diria que o ação social dos sujeitos podem alterar a realidade de uma sociedade. A ação social pode ser racional com relação a fins, com relação a valores, afetiva e tradicional.
Exemplo: Você percebe algo de errado com sua escola (falta de materiais escolares, livros, etc..), com a finalidade de melhorar esta condição, você organiza um grupo para discutir estes problemas e propor soluções. Então você está alterando a estrutura social.
Karl Marx reconhece uma relação dialética entre o indivíduo e a estrutura social, a partir dos grupos sociais. As ações dos grupos sociais podem modificar a estrutura, mas as estruturas condicionam os grupos sociais.
Exemplo: Os professores coletivamente podem mudar a estrutura da escola, se eles se reconhecerem enquanto grupo com objetivos semelhantes.
resposta por especialista https://brainly.com.br/tarefa/34962623