Respostas
Resposta:
O Capitalismo é um sistema econômico que está dividido em três fases:
Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII
Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX
Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX
Características do Capitalismo
Segue abaixo as principais características do Capitalismo:
Propriedade privada
Lucro
Trabalho assalariado
Resposta:Esse modelo econômico passou por várias mudanças ao longo do tempo
As fases do capitalismo foram divididas em três: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Em cada um desses momentos, o sistema capitalista se reinventou para atender as necessidades financeiras da sociedade.
Desde o início, o capitalismo sempre teve um objetivo: garantia de lucratividade. Fosse com o mercantilismo, no século XVI, com as indústrias ou com os monopólios e oligopólios que vemos hoje.
Em cada uma das fases do capitalismo, todos os aspectos que compõem uma sociedade, cultura, política, educação e, principalmente, a economia, sofreram com sua interferência.
Como o capitalismo surgiu
O feudalismo era a estrutura de organização até o início do século XV. O feudo (terra) era o bem mais importante que um cidadão poderia ter naquela época. Uma pessoa com larga extensão de terra tinha prestígio, poder, e era favorecida pela nobreza.
Era um sistema que não permitia evolução econômica ou social. Quem nascia como senhor feudal, vivia assim. E quem nascia como servo, assim permanecia até o momento da morte. Acima dos senhores feudais ficavam apenas a nobreza e o clero.
A agricultura, autossuficiente, era a principal fonte de renda. E ela continuou sendo por um longo período até que, a população continuou a se desenvolver, uma nova classe que enriquecia com o comércio das feiras livres surgia e as expansões marítimas recebiam cada vez mais incentivos. Em pouco tempo o feudalismo começou a entrar em decadência. Aquele modelo econômico ficava cada dia mais insustentável.
Como a população continuava a crescer, as mercadorias vindas de outros países davam sinal de que era preciso abrir espaço para os produtos do exterior. Foi assim que surgiu o sistema capitalista. Nascia a Idade Moderna.
Com o passar do tempo, as fases do capitalismo promoveram várias mudanças socioespacial. (Foto: Pixabay)
Fases do capitalismo
A Idade Moderna foi marcada pelos impactos sofridos no campo político, mas principalmente no econômico. A burguesia, classe que estava em ascensão e buscava prestígios, dava indícios de que iria conquistar cada vez mais espaços e participar ativamente das decisões de interesse público, coisa que era impossível na Idade Média.
Nobreza e burguesia se aliaram para investir nas expansões marítimas. Explorando os recursos naturais das colônias da América do Sul e África, as metrópoles ficavam cada vez mais ricas.
Esse mercado lucrativo deu origem a um novo sistema econômico, o capitalista. Tal modelo econômico tem como objetivo principal a obtenção do lucro. As fases do capitalismo foram: o capitalismo comercial, capitalismo industrial e o capitalismo financeiro.
Capitalismo Comercial
As fases do capitalismo foram marcadas por crenças diferentes. Na primeira fase, acreditava-se que a riqueza do mundo não poderia ser aumentada, mas redistribuída. Por isso, a necessidade de acumular riquezas, prática que ficou conhecida como mercantilismo.
No Capitalismo Comercial, a manufatura, sistema de produção em que o trabalho é feito de forma artesanal e fragmentada, tornou-se meio de trabalho. Muitas fábricas e estabelecimentos comerciais do período contratavam os trabalhadores para realizar serviços da manufatura.
Principais características do Capitalismo Comercial ou Mercantil:
• Monopólio comercial;
• Protecionismo;
• Balança comercial favorável;
• Metalismo;
• Controle estatal da economia.
Capitalismo Industrial
O Capitalismo Industrial ganhou força com a Revolução Industrial na Inglaterra. Dentre as fases do capitalismo, essa foi a que apresentou mudanças significativas para a época no setor da indústria e economia. Adotou-se o liberalismo econômico de Adam Smith, deixando para trás o controle estatal da economia.
A Revolução Industrial do século XVIII trouxe a máquina movida à vapor e, como resultado, levou as indústrias ao crescimento. Os produtos da manufatura (artesanais) deram lugar aos produtos industrializados. A busca por trabalho se tornou mais intensa, já que as máquinas substituíram a força de trabalho humana.
Nesse período também predominou o excedente de produção, saturação dos mercados e a precarização do trabalho.
Capitalismo financeiro
A terceira fase do capitalismo ou o Capitalismo Financeiro surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Depois da crise de 29, o liberalismo começou a ser questionado e os Estados passaram a intervir na economia.
Bancos e multinacionais dominaram o cenário econômico nesse período. Também conhecido como Capitalismo Monopolista, ficou caracterizado pelo monopólio no comércio.
Suas principais características são:
• Urbanização acelerada;
• Especulação financeira;
• Monopólio e oligopólio no comércio;
• Concorrência internacional;
• Evolução tecnológica.
Explicação: