ME AJUDEM
1- Discuta a relação sobre os personagens Viagem ao Centro da Terra, Otto Lindenbrock, o cientista, e o guia islandês que o acompanha na expedição. Como podemos compará-los com a relação colonizador x nativo?
2- a narrativa de Viagem ao Centro da Terra, apesar de ser um relato, é um relato ficcional, uma história criada pelo escritor Júlio Verne. Discuta o conceito de verossimilhança na construção desse relato e o que significa a fantasia criada pelo autor em relação à ciência.
ME AJUDEM
Respostas
Resposta:
Hmmm, você é do csma certo? como somos da mesma sala, peço que modifique um pouco o texto para não ser acusada de plagio. Sim, somos da mesma sala. Ah e da proxima não coloca seu email institucional em um site de respostas, pode dar ruim pra vc.
1- Discuta a relação sobre os personagens Viagem ao Centro da Terra, Otto Lindenbrock, o cientista, e o guia islandês que o acompanha na expedição.
R. No livro A Viagem Ao Centro Da Terra os personagens que participam dessa trama são: Professor Otto Lidenbrock (cientista alemão), Axel (sobrinho de Otto Lidenbrock), Graüben (amada de Axel e afilhada do professor), Hans (guia que acompanha Axel e Prof. Lidenbrock em sua jornada) e Marthe (empregada da casa do professor). O professor não apresenta uma relação muito carinhosa ou algo do tipo com os outros personagens. Isso por ele ser um pouco “frio” pelo o que ele diz ser estilo dos professores da Alemanha.
Como podemos compará-los com a relação colonizador x nativo?
R. Quando chegaram a uma galeria de dimensões colossais, eles perceberam que já existia vida no local, vida que era considerada extinta pelo mundo. Com isso, se pode comparar, por exemplo, com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Quando eles chegaram, descobriram que, na verdade, já havia pessoas vivendo aqui. Diferente de Pedro Álvares Cabral, os personagens do livro foram jogado para fora desse novo mundo novamente e não conseguiram ter uma espécie de relação com eles.
2- Como vimos nas nossas aulas, o relato tem como foco a veracidade das informações somada a percepção sobre os fatos do relator. Porém, a narrativa de Viagem ao Centro da Terra, apesar de ser um relato, é um relato ficcional, uma história criada pelo escritor Júlio Verne. Discuta o conceito de verossimilhança na construção desse relato...
R. A verossimilhança no relato a viagem ao centro da terra, embora seja um livro de ficção, está presente no texto em formato. A verossimilhança: é a impressão da verdade que a ficção provoca no leitor. Tipo filmes, novelas, livros. E nesse livro, eles colocam muitos detalhes para tornar mais convincente, também usam palavras desconhecidas por muitos pra dar um ar mais cientificamente comprovado.
...e o que significa a fantasia criada pelo autor em relação à ciência.
R. A fantasia criada pelo Julio Verne está associada com as camadas da terra e com o fato de ninguém nunca ter ido ao suposto centro dela. A fantasia criada pelo Julio Verne mostra que é impossível chegar ao centro da terra. Mesmo que não seja impossível, pq está, por enquanto, apenas fora do nosso alcance.
Explicação:
...gente ......descobriram ela...