O que são cerimonias sagradas, muitas vezes acompanhadas por músicas, danças e outras manifestações? se responde certo coloco 30 pontos.
Respostas
Resposta:
A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte
Esse curso, que teve seu projeto implantado em 1985, em 2006 passou por uma revisão ampliada da primeira versão que se inicia com a afirmação de que a "arte da dança", acompanhando as transformações dos estudos sobre o corpo no século XX, rejeita a rigidez das escolas de dança clássica - marca fundante das relações de ensino da dança -; reavalia as escolas de dança moderna e aponta para as possibilidades que são apresentadas pela chamada dança contemporânea.
Nesse processo, o curso, que já tinha como base fundamental a dança clássica e, ao longo de seu desenvolvimento, tomou a dança contemporânea como possibilidade de superação, com essa reformulação destaca que a área da dança carece de pesquisas sobre a dança brasileira. Enfatiza, ainda, que: "Apesar do crescimento da área de Dança, e do amplo reconhecimento da importância da Dança na cultura brasileira, faltam ainda no país centros superiores de ensino e pesquisa desta arte" (Unicamp. Instituto de Artes, 2006, p. 1). Dessa forma, faz uma opção diante do campo de disputa tensionado ao longo dos anos por essa área.
Sob essa ótica, o reconhecimento de que "o brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte" e de que "faltam ainda no país centros superiores de ensino e pesquisa desta arte", oferece indicativos de uma necessidade que esse curso busca suprir.
Compreendo que a dança é uma das manifestações culturais da humanidade que está presente em toda a sua história. Ouve-se, por todos os lados: "dança é vida", "dança é mediação", "dança é um ritual"... "Dançamos para nos comunicar", "para expressar nossos sentimentos", "para contar e recontar"... Por vezes identifico uma visão muito romântica de que "dança é tudo".
É fato, porém, que a dança acompanha nossas vidas de diferentes formas, em diferentes épocas e com diferentes sentidos; podemos vê-la pelos diversos cantos do mundo. Atualmente, a dança está presente nas ruas, nas casas, nos espaços de espetáculos, nos estúdios, nas escolas, nas universidades, entre outros espaços. Assim, é possível verificar a existência de inúmeros estudos que vêm destacando a presença da dança na história da humanidade1.
Essa marca na cultura popular, neste caso, a brasileira, é também muito expressiva - dos sambas aos maracatus, dos frevos às congadas, dos batuques aos carimbós, conhece-se sobre o Brasil e sobre sua cultura popular através das danças. Elas narram uma parte expressiva dessa história que continua sendo (re)produzida ao longo dos anos com outras e novas formas de dançar, com outros e novos sentidos e significados que são (re)produzidos pelos diferentes grupos e sujeitos.
Cerimônias sagradas podem ser consideradas celebrações de uma comunidade, um grupo religioso ou um grupo artístico. Um exemplo são as celebrações realizadas pelos grupos indígenas que evolvem música, dança de roda e rituais específicos, conforme a comunidade.
Dança de roda indígena
A dança de roda é usualmente feita em cerimônias indígenas que representam a comunidade no sentido cultural, religioso e artístico. Essas danças são feitas em círculos em que os membros da comunidade podem danças em fileira ou com as mãos dadas, por exemplo.
Continue estudando sobre Cerimônias Sagradas em: https://brainly.com.br/tarefa/15680139
#SPJ2