Sobre auto autoconhecimento, assinale a alternativa que melhor expresse o conceito... *
a) É essencial encarar nossas limitações, medos e inseguranças, pois com este autoconhecimento estamos mais aptos a superar as dificuldades e mais preparados para tomar as decisões do dia a dia
b) É a capacidade que não nos permite perceber e agir de forma gradativa sobre tudo aquilo que necessitamos transformar em nós mesmos.
c) É de autoria de ninguém mais ninguém menos que Sócrates, talvez o mais famoso dos grandes filósofos atenienses.
d) É a busca dos homens, em seu próprio interior, por respostas e entendimentos para várias questões sobre si mesmo e sobre a vida
Respostas
Respost
E a letra c eu acho Boa sorte
Filosoficamente, o autoconhecimento é um conceito de autoria de Sócrates. Logo, a alternativa C está correta.
Sócrates é considerado o pai da filosofia por ter sido o pioneiro a buscar a verdade e o conhecimento ao modo filosófico.
O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.
Sócrates utilizava, para isto, a dialética. Por meio da dialética, a investigação da verdade contrapunha opiniões e definições diferentes e peneirava os argumentos para melhor fazer enxergar a verdade os dois interlocutores.
Sócrates, especificamente, tinha o objetivo não de provar a ignorância do ouvinte, mas a ignorância da própria ignorância, ou seja, a arrogância do ouvinte em achar que sabe o que não sabe. Para isto, a ironia socrática foi um famoso meio de chocar o interlocutor e paralisá-lo para, assim, as ideias verdadeiras nascessem dele - Sócrates usava bastante a metáfora da parteira.
Assim, a frase da tirinha exemplifica a atitude socrática de não querer ensinar algo, mas de afastar os obstáculos que estão atrapalhando o interlocutor de pensar e conhecer algo por si mesmo.
Os sofistas, contudo, não buscavam a verdade, e sim o convencimento, a sedução do ouvinte por meio das técnicas do discurso bem trabalhadas. Para isso, não utilizavam da dialética, e sim da retórica e da oratória, que ensinavam, inclusive, cobrando ouro.
O discurso dialético socrático, assim, é o discurso ideal para uma investigação franca e de boa-fé em busca da verdade, seja em família, entre amigos ou entre colegas de profissão.
O discurso retórico sofista, contudo, é ideal apenas para momentos em que debates públicos ocorrem, quando o convencimento do público se faz mais necessário do que a investigação honesta pela verdade.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730