explique a função dos seguintes hormônios
insulina
estrógeno
progesterona
prolactina
testosterona
conceitue
fecundação
menarca
menopausa
nidação
Respostas
Resposta:
insulina: É um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia
estrógeno: hormônio sexual feminino produzido mais intensamente pelos folículos do ovário. Ele começa a ser produzido na adolescência e continua até a menopausa.
progesterona: Progesterona é um hormônio feminino produzido pelo corpo lúteo e pela placenta. Ela tem um papel importante na regulação do ciclo menstrual e na manutenção da gestação.
prolactina: hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.
Testosterona: É responsável por regular a fertilidade, a massa muscular, a distribuição de gordura e a produção de glóbulos vermelhos. Os ovários das mulheres também produzem testosterona, embora em quantidades muito menores.
Fecundação: Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
menarca: Menarca é o nome dado à primeira menstruação da mulher e é uma das últimas fases da puberdade. O primeiro ciclo tende a acontecer entre os 10 e 15 anos, podendo variar conforme o estilo de vida, histórico de menstruação das mulheres da família, hábitos alimentares, alterações hormonais, entre outros fatores.
Nidação: nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual.
só não entendi esse 'conceitue', não sei se era pra conceituar o que era hormônio, mas espero ter ajudado!!
Resposta:
Insulina: É um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.
Estrógeno: O estrogênio é o principal hormônio responsável pelas características sexuais secundárias femininas, tais como o tamanho dos seios e o controle da ovulação. A partir da puberdade, o estrogênio desempenha importante função no ciclo menstrual.
Progesterona: A progesterona atua em conjunto com o estrógeno, preparando o organismo feminino para a concepção e gravidez, além de participar na regulação do ciclo menstrual. Após a menopausa, a mulher produz apenas uma pequena fração da quantidade desse hormônio produzida ao longo da vida reprodutiva.
Prolactina: A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.
Testosterona: Na puberdade, a testosterona induz o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos homens, como o tom de voz, o crescimento de pelos na face (barba), peito, axilas e púbis; desenvolvimento muscular e ósseo; além de uma maior agressividade.
Fecundação: Quando, durante o ciclo menstrual, ocorre a fecundação, o embrião atinge o útero e a placenta secreta um hormônio chamado de hCG – Human chorionic gonadotropin – que impede a degeneração do corpo lúteo.
Menarca: A primeira menstruação (também chamada de menarca) ocorre na puberdade, geralmente entre os 10 e os 17 anos. A puberdade tem início com a secreção de dois hormônios por uma pequena glândula - a hipófise, também conhecida como pituitária - localizada sob o encéfalo: o hormônio luteinizante, comumente chamado de LH, e o hormônio folículo estimulante, ou simplesmente FSH.
Menopausa: É o período chamado depois da última menstruação da mulher.
Nidação: Quando ocorre a nidação, o embrião passa a produzir quantidades crescentes do hormônio da gravidez: a gonadotrofina coriônica (hCG). O hCG serve de “combustível” para o corpo lúteo, impedindo que ele regrida e que os níveis de progesterona caiam.
Bons estudos e espero ter ajudado.♡ :D