Analise o trecho a seguir:
“Os sucessores da rainha Elizabeth I, os reis Jaime I e Carlos I tiveram divergências políticas e religiosas que envolveram a sociedade inglesa, incluindo membros do Parlamento (...) Entre as divergências estavam: a não aceitação, pelo Parlamento, do poder absoluto do rei e a recusa da imposição da religião anglicana.”
1. O trecho analisado diz respeito a uma disputa político-religiosa que ocorreu entre a realeza/nobreza anglicana e os cidadãos e parlamentares ingleses, dos quais muitos eram adeptos do calvinismo. Com base nesse fato e nos conteúdos estudados, analise e responda: O que essa divergência resultou? *
1 ponto
a)Que o chefe da Igreja deveria ser o chefe do Estado.
b) Na coroação da rainha Elizabeth II.
c) Provocaram uma guerra civil.
d) Expulsão dos camponeses dos campos rurais.
2. O que pregava o anglicanismo? *
1 ponto
a) Um Estado laico.
b) O catolicismo apostólico romano.
c) Que o chefe da Igreja deveria ser o chefe do Estado.
d) Pregava que a Igreja deveria ser independente do Estado;
Respostas
Resposta: 1. C)
2. C)
Explicação: Carlos I comandou as tropas até 1646, quando se rendeu e foi preso. O rei ainda conseguiu fugir para a ilha de Wight, de onde tentou reorganizar seu exército. Mas foi derrotado definitivamente pelos Cabeças Redondas. Em 1648, a mando do Parlamento, foi julgado pela Alta Corte de Justiça e condenado por traição. A pena foi a decapitação, que ocorreu em janeiro de 1649, em frente ao palácio de Whitehall, em Londres.
1 - Essa divergência resultou em uma guerra civil. Alternativa correta, letra C.
Fruto da divergência resultante da disputa político-religiosa que ocorreu entre a realeza/nobreza anglicana e os cidadãos e parlamentares ingleses, a Revolução Puritana foi um conflito que ocorreu nos anos 1640 entre a monarquia e o parlamento da Inglaterra.
O rei na época, Carlos I ao sentir-se contrariado por assinar uma petição proposta pelo Parlamento onde determinados direitos e problemas dos cidadãos deveriam ser autorizados pelo Parlamento, fechou o parlamento britânico pois não aceitava a intervenção política dos parlamentares e então, começou a governar de forma autoritária e movido por seus interesses pessoais.
Entre os muitos aspectos, esse conflto também conhecido como Guerra Civil Inglesa, ficou marcado pela rejeição da Igreja Católica e da Igreja Anglicana, além de gerar inúmeras transformações na forma de distribuição do poder na Inglaterra.
2. O anglicanismo pregava que o chefe da Igreja deveria ser o chefe do Estado. Alternativa corrte, letra c.
Podemos dizer que o Anglicanismo possui crenças, doutrinas e dogmas semelhantes às da Igreja Católica. Acreditam na Escritura Sagrada, assim como praticam os sacramentos do Batismo e da Eucaristia.
Diferindo-se apenas na fé em Cristo sem as obras.
Continue seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/5021632
Bons estudos!