O relevo e as suas formas.
O relevo: É o conjunto das diferentes formas da crosta terrestre. A importância de conhecer as formas do relevo: É evitar que as atividades humanas, ao interferirem nessas formas, respeitem a natureza e não provoquem danos ao meio ambiente. Aproveitar melhor as potencialidades oferecidas pelas diferentes formas do relevo.
Montanhas• São as maiores elevações da superfície terrestre localizadas próximas umas das outras. São originadas de dobramentos e falhas da crosta ou de uma intensa atividade vulcânica.
Cordilheira: é o conjunto de montanhas. Exemplos: Andes (América do Sul), Montanhas Rochosas (Canadá e EUA), Himalaia (Ásia) e Alpes (Europa).
Planaltos• São superfícies irregulares, com altitude acima de 300 metros, geralmente onduladas, que resultam do trabalho de erosão sobre rochas magmáticas (cristalinas) e sedimentares. Sofrem mais processos de erosão do que de construção. Podem ser de dois tipos: Chapadas: são formas com escarpas (queda muito acentuada do relevo) e topo plano; Morros: são formas arredondadas e pouco elevadas. Destacam-se os planaltos: Alpes Escandinavos, Siberiano, Montes Urais, Pirineus, Maciço Central da França, Brasileiro, da Borborema, das Guianas, Patagônia, do Labrador e Montes Apalaches.
Serras• São superfícies alongadas com topos irregulares, muitas vezes isolados, Geralmente, são um conjunto de montanhas antigas que foram desgastadas.
Planícies• São superfícies planas que têm, no máximo, 100 metros de altitude. Os processos de deposição superam os de desgaste. São formadas por processos de sedimentação de rios, mares, lagos e, geralmente, classificadas de acordo com o agente responsável por sua formação.
Exemplos: Planície costeira ou marinha (mar), planície fluvial (rio), planície glacial (gelo), planície lacustre (lago). Destacam-se as planícies: Húngara, Russa, Central da América do Norte, Amazônica, Pantanal Mato-grossense, do rio Congo, Mesopotâmica, do rio Ganges, entre outras.
Depressões• São áreas mais ou menos planas e baixas em relação ao relevo que as circundam. São modificadas devido ao prolongado processo de desgaste ou aos afundamentos provocados por falhas. Sua altitude varia de 100 a 500 metros. Depressão relativa: situa-se acima do nível do mar, Depressão absoluta: situa-se abaixo do nível do mar.
Altitude e altura• Altitude: é a distância vertical de um ponto da superfície da Terra em relação ao nível zero, ou nível dos oceanos. Altura: é a extensão (tamanho) vertical de um corpo desde sua base até o seu ponto mais extremo.
Relevo brasileiro possui uma formação muito antiga e desgastada; resulta principalmente das atividades internas; de acordo com a divisão de Jurandir Ross, o relevo brasileiro é dividido em 11 planaltos, 11 depressões e 6 planícies.
TIPOS DE RELEVO.
1 - Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:
1 ponto
a) Montanhas e planaltos.
b) Planícies e depressões.
c) Planícies e planaltos. [
d) Montanhas e planícies.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
eae
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás