• Matéria: Filosofia
  • Autor: anabeatrizrosadesouz
  • Perguntado 5 anos atrás

Comente sobre a presença do pensamento mítico nos dias atuais e sobre Quais formas ele pode se manifestar.

Por favor.​


F2F: oi
anabeatrizrosadesouz: oiii

Respostas

respondido por: suzanealmeidatavares
1

Resposta:

Considerados há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma (re)conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua Paideia (educação). A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito.

Assim, Homero (Íliada e Odisseia) e Hesíodo (Teogonia e Dos trabalhos e dos Dias) são considerados os educadores da Hélade (como se chamava a Grécia) por excelência, bem como os rapsodos (uma espécie de ator, cantor, recitador) eram tidos como portadores de uma verdade fundamental sobre a origem do universo, das leis etc., por reproduzirem as narrativas contidas nas obras daqueles autores.


anabeatrizrosadesouz: Obrigada ❤️
suzanealmeidatavares: de nada
respondido por: F2F
1

Resposta:

Foi somente a partir de determinadas condições (navegações, uso e invenção do calendário e da moeda, a criação da democracia que preconizava o uso da palavra, bem como a publicidade das leis etc.)


anabeatrizrosadesouz: obrigada
suzanealmeidatavares: de nada
Cristianejessica: oi
Perguntas similares