Segundo o professor e crítico literário Antônio Cândido, em seu artigo “A vida ao rés-do-chão” (1980), entende-se Crônica da seguinte forma:
“A crônica não é um “gênero maior”. Não se imagina uma literatura feita de grandes cronistas, que lhe dessem o brilho universal dos grandes romancistas, dramaturgos e poetas. Nem se pensaria em atribuir o Prêmio Nobel a um cronista, por melhor que fosse. Portanto, parece mesmo que a crônica é um gênero menor. “Graças a Deus”, seria o caso de dizer, porque sendo assim, ela fica mais perto de nós. E, para muitos, pode servir de caminho não apenas para a vida, que ela serve de perto, mas para a literatura (...).
(...) Ora, a crônica está sempre ajudando a estabelecer ou restabelecer a dimensão das coisas e das pessoas. Em lugar de oferecer um cenário excelso, numa revoada de adjetivos e períodos candentes, pega o miúdo e mostra nele uma grandeza, uma beleza ou uma singularidade insuspeitadas. Ela é amiga da verdade e da poesia nas suas formas mais diretas e também nas suas formas mais fantásticas, sobretudo porque quase sempre utiliza o humor. Isto acontece porque não tem pretensões a durar, uma vez que é filha do jornal e da era da máquina, onde tudo acaba tão depressa. Ela não foi feita originalmente para o livro, mas para essa publicação efêmera que se compra num dia, e, no dia seguinte, é usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o chão da cozinha.”
Trecho extraído do website Toda matéria. Disponível on line em: Acesso aos 20-01-2019.
A se basear pelas colocações do Prof. Antônio Cândido, pode-se depreender que:
I. A Crônica é um gênero literário menor, em comparação, por exemplo, ao Romance, à Poesia e ao Drama.
II. O Prof. Antônio Cândido entende a Crônica como um gênero literário a ser menosprezado pro sua condição de gênero menor.
III. A Crônica coopera se refere ao cotidiano simples e revela nele uma grandeza, uma beleza e uma singularidade insuspeitadas.
IV. A Crônica tem seu devido valor por manter parte com a verdade e a poesia do dia a dia.
V. A Crônica, por si mesma, não é um gênero que tem pretensões de excelência ou memória literária.
É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.
( ) V, apenas.
( ) III, IV e V, apenas.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
E o III, IV E V, APENAS.
EU ESOERO TER AJUDADO❤
respondido por:
19
Resposta:
III, IV e V, apenas.
Explicação:
Corrigido no DNM
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás