Existem diversos ditados populares que dao exemplo de pensamento machista a respeito das mulheres. conhece algum ?Pesquise e escreva aqui.
Respostas
Resposta:
- "Mulher tem pé pequeno para ficar mais perto da pia."
- "Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher."
- "Quem dá aos pobres cria os filhos sozinha."
- "Quem pariu ... que balance."
Assim como nosso vocabulário está repleto de expressões de fundo racista, o mesmo acontece com o machismo, principalmente quando falamos sobre temas singulares às mulheres, como igualdade de gênero e menstruação. Seja pela escolha de palavras, seja pelo significado de determinada expressão, há uma série de frases populares que corroboram, direta ou indiretamente, com as desigualdades e a violência – simbólica ou literal – entre gêneros.
Não importa se uma ou todas essas expressões são ditas sem querer, sem consciência do que efetivamente provocam ou querem dizer, o fato é que são expressões que devem ser abandonadas. A linguagem reflete nossa realidade no bom e no pior dos sentidos, mas ela é também capaz de alterar o mundo e a maneira com que nos relacionamos. A boa notícia é que é sempre possível reduzir a cultura do machismo procurando por maneiras mais inclusivas e menos preconceituosas em algo tão simples quanto a escolha do nosso vocabulário. Assim, separamos 8 expressões machistas que podem ser imediatamente deixadas para lá . “Estar de chico”
PUBLICIDADE
Engana-se quem pensa que a origem dessa expressão está no apelido para o nome Francisco: a palavra “chico”, em Portugal, é sinônimo de porco – daí a palavra “chiqueiro”, e a terrível origem da expressão para uma mulher que está menstruada. Dizer que uma mulher está “de chico”, portanto, remete a uma época que a menstruação era considerada algo sujo, impuro, animal. A menstruação não é, porém, um palavrão, e nem estar menstruada é um defeito – o tema deve deixar de ser estigma, e ser visto de forma simples e natural